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Manutenção do IPI reduzido deve estabilizar o mercado

Prorrogação de incentivo do governo, com manutenção da alíquota atual de IPI até dezembro, deve estabilizar comércio de veículos, antes movido pelas expectativas

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Na Banzai, Rita Gontijo pesquisa os modelos Honda City e Fit

Industrializados (IPI) a partir de dezembro de 2008, quando o mercado de veículos zero-quilômetro viveu diversos ciclos de aquecimento cada vez que se aproximava o provável fim do benefício fiscal, o mês passado (último em que vigoraria parte da alíquota reduzida, que voltou de maneira escalonada desde janeiro) ficou aquém das expectativas de fabricantes e revendedores, apesar da alta nas vendas em relação a fevereiro. O governo reviu os planos e prorrogou o benefício até dezembro, mantendo as alíquotas somente com a elevação ocorrida em janeiro, o que deve contribuir, segundo especialistas, para um ano “normal”, ou seja, sem os altos e baixos vividos no passado com explosão de vendas a cada três meses (mas somente a cada três meses!), quando se falava em retorno de cobrança do imposto.

Já sob esses reflexos, a primeira semana depois do novo anúncio foi calma no mercado de veículos de Belo Horizonte e marcada pelo movimento de quem realmente deseja comprar um carro zero, independentemente de ciclos de IPI. Situações como a do médico Itamar Ferreira Ribeiro e da diretora de vendas Rita Gontijo, que pretendem trocar de carro porque chegou a hora e não devido aos incentivos do governo. Cliente Ford, Itamar procurava, com o filho Thiago Almeida Ribeiro, um Fusion na BHFor, na última quarta-feira. “Dentro do que estou procurando, é o que oferece o melhor custo/benefício, além da tecnologia e do design que agradam”, afirmou. Rita, por outro lado, pesquisava na Honda Banzai o City e o Fit. “Gosto do design do Fit, mas tenho a indicação do City, pois minha cunhada comprou e está gostando. Vou optar por um deles”, disse.

HONDA E o City 13/13 continua contemplado com taxa 0%, sendo a entrada de 60% e o prazo de 24 meses, e a Auto Japan dá, ainda, como cortesia, o emplacamento e o IPVA. Já a Banzai mantém a avaliação do usado Honda pela Tabela Fipe, só que agora para a troca por um Civic ou City zero-quilômetro (desde que o usado não seja Fit ou City na versão EXL, Civic nas versões EXS e Si, Accord ou CR-V, seja ano/modelo a partir de 07/07, esteja em bom estado, com média de 10 mil quilômetros rodados por ano, tendo sido feitas todas as revisões em concessionária). A Banzai tem, ainda, taxa 0% para o Fit 13/13 (60%/24).

FORD Taxa 0% para o Fiesta hatch 1.0 (50% de entrada/12 meses) e 1.6 (50%/24) e também para o Sedan 1.0 ou 1.6 (50%/12). A taxa continua válida para o Focus e o Edge (50%/24). O Ka é anunciado a partir de R$ 21.800 e o Fiesta hatch 1.0 (ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros dianteiros elétricos), de R$ 29.990. Destinada a frotistas, a Ranger 2.2 diesel cabine dupla 4x4 XLS 12/13 custa a partir de R$ 95.990. Na BHFor, o Focus Sedan 11/12 custa R$ 59.990, com emplacamento e sensor de estacionamento grátis.

VW Ofertas para a linha 13/13 (a marca já lançou a 13/14): o Gol geração quatro duas portas custa a partir de R$ 23.490; o Voyage 1.0, de R$ 30.990; o Polo hatch, de R$ 45.590. Há taxa 0% para os modelos Novo Gol, Voyage, Fox, Saveiro, Tiguan e Amarok, com entrada de 60% para os dois últimos e 50% para os demais. Os prazos variam entre 12, 18 e 24 meses, conforme o modelo e versão escolhidos. Para as Amarok Trendline e Highline 12/13 há bônus de R$ 3 mil se for dada outra picape na troca. Para a Saveiro há bônus de R$ 2,8 mil (valor que quase dobra em algumas concessionárias, conforme a versão), sendo que para a cabine estendida (com ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos) é dado um cheque bônus de R$ 800 para o consumidor gastar com serviços ou acessórios. A Mila faz, hoje, um festival de ofertas: o Novo Gol 12/13 básico quatro portas (pintura metálica) custa R$ 27.500, enquanto o duas portas tem preço de R$ 26.800. Já o Voyage 1.0 12/13 custa R$ 32.800, com ar-condicionado, direção hidráulica, módulo Trend, faróis de neblina e pintura metálica ou R$ 31.900 com ar-condicionado, direção hidráulica, módulo Trend e pintura metálica.

CHEVROLET O Agile LT 12/13 custa a partir de R$ 36.990, sendo que com R$ 1 mil a mais é possível levar a versão LTZ (topo de linha). Já o Classic 1.0 12/13 pode ser comprado em 60 parcelas de R$ 399, sendo a entrada de 36,37% e a taxa 1,31%, e o Celta 13/13 em 60 de prestações de R$ 299 (44,83% de entrada/taxa de 1,07%).

FIAT A marca não pratica nenhuma campanha especial, ficando a cargo de cada concessionária definir as promoções. Assim, na Roma, por exemplo, o Palio Fire duas portas básico pode ser financiado com entrada de R$ 13.540 mais 60 parcelas de R$ 249, enquanto o Siena EL 1.0 tem entrada de R$ 12.450 mais 60 prestações de R$ 429. A taxa é de 1,19% para ambos.

DOMINGO As concessionárias não abrem. Neste mês, funcionam no domingo, 28.