A linha DS é a premium da Citroën e o DS5 é o segundo integrante a desembarcar no país. O primeiro foi o compacto DS3, no ano passado, e o DS4 chegará em março, completando a gama. O DS5 ganhou fama por ser o carro usado pelo presidente francês, François Hollande. O socialista roda em um modelo com motorização híbrida. O DS5 à venda no país tem o motor 1.6 turbo de injeção direta a gasolina que equipa também o pequeno DS3.
As colunas A (dianteiras) denunciam a plataforma do DS5, que é a mesma do monovolume C4 Picasso. A Citroën denomina o modelo de crossover, misto e perua e monovolume. A inspiração veio do conceito C-SportLounge. A posição de dirigir é elevada como em um monovolume. As proporções do carro são enormes e volumosas, principalmente no interior. O desenho da carroceria chama a atenção também pelas dimensões. A frente tem o tradicional bocão ou, como preferem os fabricantes, a entrada de ar generosa, e grade frontal enorme cromada integrando os chevrons (símbolo da Citroën); as laterais são esculpidas e misturam a sombra e a luz refletida por um espada cromada que vai da extremidade do farol até os vidros dianteiros e a traseira tem formato de pirâmide. O carro chama muito a atenção pelo visual incomum.
INTERIOR
O luxo impera com couro de alta qualidade nos bancos, teto panorâmico com três cortinas individuais até no banco traseiro. E um enorme console central – no qual estão a alavanca do câmbio automático de seis marchas e atrás dela o joystick de navegação – separa motorista e passageiro. O banco do motorista tem até massagem nas costas, regulagem lombar, entre outros mimos. O head-up display – telinha transparente posicionada acima do painel de instrumentos – evita que o motorista tire os olhos da estrada para ler informações sobre velocidade, sistema de navegação, entre outros.
No banco traseiro, o espaço é apenas suficiente e três adultos não se acomodam confortavelmente. É nitidamente voltado para duas pessoas. Aliás, a proposta do carro é essa. Não se trata de um estradeiro, mas de modelo destinado para os que viajam na frente com opção de dois lugares atrás. O ângulo de abertura das portas dificulta a saída do banco traseiro.
RODANDO
O DS5 não decepciona nem empolga no desempenho. A força do motor está disponível desde as rotações mais baixas pela curva de torque plana. O comportamento dinâmico é bom e a suspensão está bem calibrada, mas os pneus de perfil baixo tornam o rodar um pouco áspero. Uma curiosidade: os pneus aro 18 na medida 235/45 podem ser substituídos pelos 225/50 R17, que rodam mais macio. A direção eletro-hidráulica bem calibrada contribui para o prazer de dirigir. O DS5 tem preço sugerido de R$ 124.900 e a garantia é de três anos. A expectativa é vender 500 unidades por ano. São quatro cores de carroceria (branca perolizada, prata, cinza chumbo e preta) e duas de acabamento.
(*) O jornalista viajou a convite da Citroën
Ficha técnica
MOTOR
1.6 turbo de 165cv e torque de 24,5kgfm de 1.400rpm a 4.00rpm
CÂMBIO
Automático de seis marchas
FREIOS
Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS, ESP, ASR, AFU, REF e Hill Assist
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente do tipo McPherson e traseira, travessa deformável/ 235/45R18
DIMENSÕES (metros)
Comprimento, 4,53; largura, 1,85; altura, 1,51 e entre-eixos, 2,73
CAPACIDADES
Tanque, 60 litros; porta-malas, 468 litros; peso, 1.480kg
DESEMPENHO
Aceleração até 100km/h, 8,9 segundos e velocidade máxima 211km/h