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Livro transcreve últimos diálogos da tripulação do voo 447

Publicação trata de vários acidentes aéreos e é alvo de crítica

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Foi lançado nesta quinta-feira na França um livro sobre o acidente do voo 447 da Air France, com a transcrição completa das comunicações entre os pilotos do avião que caiu depois de partir do Rio de Janeiro em direção a Paris. As transcrições chegam semanas depois da Justiça francesa negar que os familiares das vítimas tivessem acesso ao áudio captado pelo CVR, instrumento que grava as conversas dentro da cabine de pilotagem.

"P..., vamos cair, isso não pode ser verdade", foram as palavras finais do piloto David Robert antes que o Airbuss 330 da Air France caísse no mar. A divulgação foi alvo de críticas do Escritório de Análise e Investigações da França e da Air France, que alegaram que as informações são imprecisas e ferem a memória dos tripulantes.

O livro, lançado pela editora Altipresse, é o quinto volume de uma série que relata falhas de pilotagem em diferentes acidentes aéreos. De acordo com o autor Jean-Pierre Otelli, especialista em acidentes aéreos e piloto com mais de 15 mil horas de voo, o co-piloto com menos experiência de voo estava no comando pouco tempo antes do acidente e o comandante só chegou depois na cabine e não teve tempo de assumir os comandos da aeronave. As informações do livro não trazem novos elementos para o caso, apenas reforçam os erros cometidos durante o voo.



As transcrições mostradas por vários sites da imprensa internacional apresentam diferentes versões dos trechos finais da queda. Reproduzimos aqui uma tradução da versão apresentada pelo site do canal francês TF1:

Marc Dubois (Comandante, 58 anos, quase 11 mil horas de voo): "Atenção você esta empinando."
Pierre-Cedric Bonin (Co-piloto, 32 anos, quase três mil horas de voo): "Estou empinando?"
Dubois: "Vamos, puxe."
Bonin: "Vamos lá, puxe! P... vamos bater... Não é verdade"
David Robert (Piloto, 37 ano, mais de 6.500 horas de voo): "Mas o que está acontecendo?"

Fim da gravação

 

A tripulação não compreendia o que estava acontecendo com o avião segundos antes do impacto