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Literatura - Novidades estacionam na prateleira

Editora Alaúde é a principal referência dos livros sobre automóveis, está no mercado há cinco anos e prepara lançamento de obra polêmica sobre a paternidade do Fusca

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Capa da edição holandesa que narra a história oculta do Fusca

Quem gosta de automóveis e não se contenta com o que lê nas páginas dos jornais pode buscar nas livrarias um conhecimento mais profundo sobre o assunto, mas esbarra na ausência de variedade de obras nacionais. Porém, o mercado editorial brasileiro acelera e já ocupa lugar nas prateleiras. Bom exemplo é a Editora Alaúde, fundada há 11 anos, mas que há cinco começou a vender os livros para o público geral. Galaxie, Opala, Dodge, Karmann Ghia são alguns dos carros nacionais que já tiveram a trajetória narrada, além de outros como A história do Automóvel, que chega ao terceiro e último volume; Um Corvette na noite e outros contos potentes, de literatura, mas com belas máquinas e mulheres na trama, entre outros.

O próximo lançamento é algo que interessa muito ao brasileiro, apesar de ter sido escrito por um holandês. O livro A verdadeira história do Fusca ? A concepção de um gênio judeu confiscada por Hitler ,do jornalista holandês Paul Schilperood, narra uma polêmica história, de que o Fusca não teria sido idealizado por Ferdinand Porsche, como é escrito em todo tipo de publicação por décadas. O livro de Paul conta a trajetória de Josef Ganz (1898-1967), judeu, filho de pai alemão e mãe húngara, nascido em Budapeste, mas que teve projeto do Fusca confiscado pelo fhürer, pela religião que professava, e assim Porsche terminou o projeto. A obra, lançada em holandês, em outubro passado, deve chegar às livrarias em português ainda no primeiro semestre, segundo a editora da Alaúde, Alessandra Ruiz.

Contos com esportivos, de Arnaldo Keller, em diferentes cidades

Porém, o livro do holandês é uma exceção à regra da Alaúde. "Buscamos publicar autores brasileiros sobre a realidade brasileira. Muito do que se vê são livros traduzidos sobre Porsche, Ferrari e outros do gênero. Queremos criar um link com o público brasileiro", explica Alessandra. Na opinião da editora, o brasileiro é apaixonado por automóvel e carente de títulos, por isso, está disposto a absorver vários tipos de títulos. Outro fator que ela destaca é a dificuldade de encontrar informações sobre a memória do automóvel, muitas vezes restrita a seletos clubes e poucas pessoas com conhecimento específico. Muitos desses, com conhecimento específico, acabam se tornando autores de livros, como Paulo César Sandler e Rogério de Simone. Outro consultor da Alaúde, responsável pela revisão técnica de diversas obras, é o jornalista Bob Sharp.

Público

Alessandra entende que a editora é a primeira no Brasil a ter uma linha editorial sobre automobilismo e mobilidade e que um dos objetivos é formar um público leitor, visando, inclusive, abrir espaço nas prateleiras das livrarias. Ela ressalta que, em outros países, o público lê mais, por isso, se publica mais e logo vendem-se mais livros. Mas a editora enxerga um leque diverso para as publicações automotivas, que vão desde avôs que buscam histórias dos carros da época em que começaram a dirigir até os jovens que querem saber mais dessas histórias. Cita também as mulheres como boas compradoras, principalmente para presentear.