O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) atualizou a lista dos carros que participam do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. O modelo mais econômico com tecnologia flex no país continua o Renault Clio, capaz de rodar 9,5 km/l no ciclo urbano e 10,7 km/l na estrada, quando abastecido com etanol.
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O modelo analisado não possui ar-condicionado e nem conta com direção hidráulica. Quando abastecido com gasolina, o hatch francês apresentou boas médias de 14,3 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada.
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O segundo lugar fica com o recém-lançado Volkswagen up! com médias de 9,1 km/l no ciclo urbano e 9,9 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, os números sobem para 13,2km/l e 14,3 km/l respectivamente. O modelo testado possui direção elétrica e ar-condicionado.
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O terceiro veículo flex mais econômico no Brasil é o Nissan March 1.0 com médias de 8,9 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol. Quando abastecido com gasolina, os números sobem para 12,6 km/l e 15,0 km/l, respectivamente. O modelo avaliado é equipado com direção elétrica, mas sem ar-condicionado.
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Os testes do Inmetro agora contemplam 583 veículos de 36 montadoras, de diversas categorias e versões. Os veículos recebem notas que vão de A (mais econômico) a E (menos econômico), na categoria e na relação geral. Dos 583 modelos, 141 ganharam o selo Conpep de eficiência energética.
Já entre os modelos que consomem só gasolina, o mais econômico é o Ford Fusion Hybrid, com 16,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada. O japonês Lexus CT200h apresenta 15,7 km/l e 14,2 km/l respectivamente.
Já o Lamborghini Aventador está entre os que mais consomem no país, com médias de 4,1 km/l na cidade e 5,9 km/l na estrada.
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