Toda vez que uma montadora anuncia a chegada da nova linha de um determinado modelo a primeira coisa que vem à cabeça do consumidor brasileiro é: aumento de preço! Mas nem sempre é assim e a Ford está aí para provar que nem tudo está perdido. Esta semana, a montadora do oval azul anunciou o início das vendas da linha 2019 do Focus, “com realinhamento de preços para o hatch e o fastback”. A suspresa ficou por conta do Focus Fastback, que teve os preços reduzidos em R$2.500 nas versões SE Plus, Titanium e Titanium Plus.
A linha 2019 do Ford Focus não traz mudanças no visual e nem no conteúdo. O modelo continua a oferecer equipamentos como controle eletrônico de estabilidade, estacionamento automático de segunda geração e assistente de frenagem autônomo, com duas opções de motores: o 1.6 Sigma flex (135cv) e o 2.0 Direct flex (178cv). O fastback é equipado exclusivamente com motor 2.0 e câmbio automático sequencial de seis velocidades.
Uma explicação para a redução de preços do Focus Fastback pode estar no fraco desempenho do modelo no mercado. No acumulado dos seis primeiros meses, o modelo ocupa a quarta posição no ranking, com 2.382 unidades emplacadas e 3,35% de participação, ficando atrás de Toyota Corolla (28.554 unidades), Honda Civic (13.142) e Chevrolet Cruze Sedan (9.705). Já o hatch médio está na terceira posição do ranking, com 1.615 unidades emplacadas nos seis primeiros meses do ano, atrás do Chevrolet Cruze (2.834) e VW Golf (1.721).
Se houve redução no preço do fastback, o mesmo não pode ser dito do hatch. A versão de entrada SE 1.6, que traz de série controle eletrônico de estabilidade e tração AdvanceTrac, assistente de partida em rampa, central multimídia SYNC e rodas de liga leve de 17 polegadas, teve um aumento de R$ 1.100, indo para R$78.100. O Focus Hatch SE 2.0, com câmbio sequencial de seis velocidades, foi para R$85.800, com acréscimo de R$900. Essa versão tem como opcional a central multimídia SYNC 3, com tela de oito polegadas, que faz o preço subir para R$86.800.
O SE Plus 1.6 não teve aumento de preço (R$ 88 mil) e traz na lista de equipamentos de série seis airbags, central SYNC 3, câmera de ré, bancos revestidos em couro e ar-condicionado automático digital de dupla zona. Já o SE Plus 2.0, também com câmbio sequencial, teve aumento de R$ 900, indo para R$94.400. O Focus Titanium 2.0 tem preço sugerido de R$ 104.900, e é equipado também com teto solar elétrico, sistema de navegação, chave com sensor de presença para acesso inteligente, partida por botão e Sony Premium Sound com nove alto-falantes.
A versão topo de linha Titanium Plus 2.0 também não teve aumento de preço e por R$ 110.600 sai de fábrica equipada ainda com estacionamento automático de segunda geração (paralelo e perpendicular), assistente de frenagem autônomo, ajuste elétrico do banco do motorista e faróis bi-xenon adaptativos com ajuste automático.
O Focus Fastback tem os mesmos equipamentos do hatch e na versão SE 2.0 custa R$85.200. Com a opção da central multimídia SYNC 3 vai para R$86.300. Já as três versões mais equipadas do Focus Fastback 2.0, com a redução de R$2.500 passaram a ter os seguintes preços: SE Plus, R$91 mil; Titanium, R$101.800; e Titanium Plus, R$107.500.