O pequeno chinês Effa M100 já foi o carro mais barato do Brasil. A linha 2010 do compacto teve o preço reduzido para R$ 23.480, um patamar 4,5% inferior aos R$ 24.500 pedidos pelo modelo 2009. Embora não seja o suficiente para recolocá-lo como o mais acessível, lugar que pertence ao Fiat Uno Mille Economy (com preço a partir de R$ 23.160), o preço não deixa de parecer uma pechincha, diante do pacote de itens de série que compreende ar-condicionado, vidros elétricos na dianteira e travas com controle remoto, preparação para som e faróis de milha e de neblina.
De acordo com a Effa, a redução de preço foi possível graças ao maior
volume de importação do modelo, o que permitiu a negociação de preços
mais baixos com a fabricante original, a Changhe.A marca vendeu em 2009 281 unidades do M100, mas para 2010 projeta vendas de 1.200 carros.
Mas a falta de tradição do fabricante no mercado nacional e a reduzida rede de concessionárias podem tirar pontos do M100 em comparação aos concorrentes brasileiros. A marca planeja ampliar a rede de 42 revendas para 90 pontos até dezembro, o que deve abranger todos os estados.
O Effa M100 tem 3,56 metros de comprimento, com 1,60 m de largura, 2,33 m de entre-eixos e altura elevada, de 1,67 m, o que empresta ao pequeno um ar de minivan, uma impressão confirmada pelo porta-malas, que comporta bons 320 litros. O M100 é penalizado também pelo desempenho. O motor de 970 cm³ gera apenas 47 cv a 5 mil giros e 7,4 kgfm de torque a 3.500 rpm, que levam os 930 kg do conjunto até uma velocidade máxima de apenas 120 km/h.