UAI

Lexus exibe o seu primeiro hatchback

O médio híbrido CT200h será lançado oficialmente no Salão de Genebra, que abre as portas aos jornalista na próxima terça-feira, dia 2 de março

Publicidade
Foto:

Após fazer a sua fama com os sedãs e utilitários esportivos, a Lexus decidiu investir no lucrativo segmento de hatches premium. De mira no subsegmento, a divisão de luxo da Toyota antecipou o seu hatch médio híbrido CT200h. O modelo, cuja estréia presencial se dará no Salão de Genebra, que abre as portas aos jornalistas na próxima terça-feira, tem linhas arrojadas que mantiveram a angulosidade do conceito CT, apresentado originalmente em setembro último no Salão de Frankfurt. Ficaram de fora alguns elementos mais rebuscados, como os faróis em filetes de LEDs, mas o sistema híbrido de propulsão foi mantido. O modelo está equipado com o mesmo propulsor 1.8 VVT-i (comando variável de abertura das válvulas) do Toyota Prius, que trabalha associado a um compacto motor elétrico, ambos responsáveis por enviar a força para as rodas dianteiras através de um câmbio automático do tipo CVT - de variação contínua.

Veja mais fotos do Lexus CT200h!

O sistema permite que o hatch rode apenas com energia elétrica contida nas baterias de níquel em trajetos curtos, de até 1,9 km, em baixas velocidades, de no máximo 45 km/h. Para garantir a esportividade esperada pelos compradores de modelos deste segmento, a mecânica conta com modos selecionáveis de funcionamento. Enquanto os modos Normal e Eco incorporam as preocupações ecológicas, com uma ênfase em economia e eficiência, o modo Sport deixa claro que o pequeno Lexus não fica devendo muito aos seus irmãos maiores. Ainda que os dados de mecânica não tenham sido revelados, a potência combinada deve superar largamente os 137 cv do Prius. A dinâmica se ampara nas rodas aro 17 e nas suspensões independentes, com esquema McPherson a frente e duplos braços triangulares atrás.

Estilo moderno e familiar

O estilo investe em pontos característicos dos atuais modelos da Lexus, presentes em alguns Toyota. Como os faróis bulbosos posicionados em uma linha ligeiramente mais elevada do que a grade. Da mesma forma o perfil traz a característica elevação da base da janela nas portas traseiras, além de vincos bem distribuídos. A janela traseira envolvem parte das colunas e é encimada por um avantajado spoiler integrado. Junto às lanternas em filetes de LEDs e acabamento metalizado, o recurso dá mais personalidade à traseira.

O porte do CT200h o deixa com uma ligeira vantagem em tamanho em relação ao Audi A3 Sportback, um dos seus concorrentes. São 4,32 metros de comprimento, contra 4,28 m do rival germânico, com 1,76 m de largura e 1,43 m de altura, medidas proporcionadas por uma plataforma inédita. O entre-eixos de 2,60 m também é bom para um hatch médio, tal como o porta-malas com 345 litros, capacidade que sobe para 700 l com o rebatimento dos bancos traseiros. De acordo com a Lexus, o interior também manteve o luxo que se espera da marca, com superfícies macias suaves ao toque e acabamentos metalizados. O painel de desenho assimétrico integra um display retrátil em sua parte superior, com oito polegadas e funções que podem ser acionadas por meio de um controle no console.

As linhas gerais do conceito foram mantidas no modelo de produção



Alguns toques de requinte saltam aos olhos, como a parte superior do quadro de instrumentos revestida em couro de costura pespontada, o mesmo acabamento replicado nas laterais do console central. Como nos modelos mais luxuosos da Mercedes-Benz e Land Rover, o quadro não conta com instrumentos analógicos, mas são representados em uma tela de cristal líquido. No modo Sport de gerenciamento, o instrumento que indica o funcionamento do sistema híbrido dá lugar a um conta-giros e a iluminação do console central e do ambiente se torna rubra. Tudo para parecer nervoso, mas poluindo menos do que um equivalente com motorização convencional. O início da produção foi anunciado para o segundo semestre do ano.

Leia mais sobre outros lançamentos do Salão de Genebra

Audi A1.

Audi RS5.

Alfa Romo Pandion Concept by Bertone.

Bentley Continental Supersports Convertible.

Carlsson C25.

Citroën DS High Rider.

Citroën DS3 Racing.

Fiat Punto Evo e 500C Abarth.

Honda 3R-C.

Kia Sportage.

Lotus Elise 2011.

Lotus Evora 414E Hybrid.

Mansory Rolls-Royce Ghost.

Mazda5.

Mazda6.

Mercedes-Benz F800 Style.

Mini Countryman.

Nissan Juke.

Opel Flextreme GT/E.

Opel Meriva.

Peugeot5.

Porsche 911 Turbo S.

Porsche 911 GT3 R híbrido.

Porsche Cayenne.

Protoscar Lampo².

Renault Mégane CC.

Renault Twingo CC.

Seat Ibiza ST.

Subaru Impreza XV.

Subaru Impreza Cosworth.

Volkswagen CrossPolo.

Volkswagen Polo GTI.

Volvo S60.