Após fazer a sua fama com os sedãs e utilitários esportivos, a Lexus decidiu investir no lucrativo segmento de hatches premium. De mira no subsegmento, a divisão de luxo da Toyota antecipou o seu hatch médio híbrido CT200h. O modelo, cuja estréia presencial se dará no Salão de Genebra, que abre as portas aos jornalistas na próxima terça-feira, tem linhas arrojadas que mantiveram a angulosidade do conceito CT, apresentado originalmente em setembro último no Salão de Frankfurt. Ficaram de fora alguns elementos mais rebuscados, como os faróis em filetes de LEDs, mas o sistema híbrido de propulsão foi mantido. O modelo está equipado com o mesmo propulsor 1.8 VVT-i (comando variável de abertura das válvulas) do Toyota Prius, que trabalha associado a um compacto motor elétrico, ambos responsáveis por enviar a força para as rodas dianteiras através de um câmbio automático do tipo CVT - de variação contínua.
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O sistema permite que o hatch rode apenas com energia elétrica contida nas baterias de níquel em trajetos curtos, de até 1,9 km, em baixas velocidades, de no máximo 45 km/h. Para garantir a esportividade esperada pelos compradores de modelos deste segmento, a mecânica conta com modos selecionáveis de funcionamento. Enquanto os modos Normal e Eco incorporam as preocupações ecológicas, com uma ênfase em economia e eficiência, o modo Sport deixa claro que o pequeno Lexus não fica devendo muito aos seus irmãos maiores. Ainda que os dados de mecânica não tenham sido revelados, a potência combinada deve superar largamente os 137 cv do Prius. A dinâmica se ampara nas rodas aro 17 e nas suspensões independentes, com esquema McPherson a frente e duplos braços triangulares atrás.
Estilo moderno e familiar
O estilo investe em pontos característicos dos atuais modelos da Lexus, presentes em alguns Toyota. Como os faróis bulbosos posicionados em uma linha ligeiramente mais elevada do que a grade. Da mesma forma o perfil traz a característica elevação da base da janela nas portas traseiras, além de vincos bem distribuídos. A janela traseira envolvem parte das colunas e é encimada por um avantajado spoiler integrado. Junto às lanternas em filetes de LEDs e acabamento metalizado, o recurso dá mais personalidade à traseira.
O porte do CT200h o deixa com uma ligeira vantagem em tamanho em relação ao Audi A3 Sportback, um dos seus concorrentes. São 4,32 metros de comprimento, contra 4,28 m do rival germânico, com 1,76 m de largura e 1,43 m de altura, medidas proporcionadas por uma plataforma inédita. O entre-eixos de 2,60 m também é bom para um hatch médio, tal como o porta-malas com 345 litros, capacidade que sobe para 700 l com o rebatimento dos bancos traseiros. De acordo com a Lexus, o interior também manteve o luxo que se espera da marca, com superfícies macias suaves ao toque e acabamentos metalizados. O painel de desenho assimétrico integra um display retrátil em sua parte superior, com oito polegadas e funções que podem ser acionadas por meio de um controle no console.
Alguns toques de requinte saltam aos olhos, como a parte superior do quadro de instrumentos revestida em couro de costura pespontada, o mesmo acabamento replicado nas laterais do console central. Como nos modelos mais luxuosos da Mercedes-Benz e Land Rover, o quadro não conta com instrumentos analógicos, mas são representados em uma tela de cristal líquido. No modo Sport de gerenciamento, o instrumento que indica o funcionamento do sistema híbrido dá lugar a um conta-giros e a iluminação do console central e do ambiente se torna rubra. Tudo para parecer nervoso, mas poluindo menos do que um equivalente com motorização convencional. O início da produção foi anunciado para o segundo semestre do ano.
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