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Nota do Latin NCAP em etiqueta obrigatória pode mudar comportamento do consumidor?

Montadoras poderão ter vendas afetadas, mas aspectos de segurança serão escancarados ao consumidor

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Carros com notas positivas, como o Virtus nacional, seriam beneficiados com o marketing de etiquetagem com os parâmetros positivos, mas a história é outra para os modelos reprovados.
Carros com notas positivas, como o Virtus nacional, seriam beneficiados com o marketing de etiquetagem com os parâmetros positivos, mas a história é outra para os modelos reprovados. Foto: Carros com notas positivas, como o Virtus nacional, seriam beneficiados com o marketing de etiquetagem com os parâmetros positivos, mas a história é outra para os modelos reprovados.

É muito comum o consumidor não se atentar para os parâmetros de segurança aferidos pelo Latin NCAP. Frequentemente, o principal critério usado pelo comprador ao escolher o carro que irá adquirir é o valor do mesmo. Mas a segurança é também fator de extrema importância a ser considerado antes da decisão de compra. 

Pensando nisso, um projeto de lei uruguaio prevê mudanças na forma de comercializar carros no país a fim de reforçar a ideia de que segurança é fundamental. A proposta prevê que a nota obtida nos testes do Latin NCAP, principal órgão avaliador de segurança em veículos na América do Sul e Caribe, sejam divulgadas em etiquetas obrigatórias nos carros novos vendidos no Uruguai.

São registrados diversos parâmetros nos testes. Entre eles, estão impacto frontal e lateral, proteção de ocupantes adultos e crianças, além de proteção para pedestres. Análise de controles eletrônicos, como de estabilidade e assistentes de condução e acionamento de airbags também são aferidos.

Quando o carro vai bem nos testes, tudo ótimo, a montadora fica feliz e satisfeita com o marketing de adesivar seus carros com parâmetros positivos. Mas, com toda certeza, o uso da etiqueta contendo os dados negativos de equipamentos de segurança, sobretudo em carros com zero estrelas, fará muitas montadoras terem vendas afetadas.

À medida que o consumidor se educa acerca das averiguações técnicas em torno do veículo que pretende adquirir, a tendência prevista pelos idealizadores do projeto de lei é que os carros passem a ser mais seguros e a clientela melhor informada.

Salão com carros testados pelo Latin NCAP.
A lista de carros testados pela Latin NCAP tem modelos que variam entre notas mínima e máxima.

O projeto requer que a etiqueta liste não só a nota obtida nos testes de colisão, mas também os itens de segurança presentes no automóvel. Além disso, haverá um QR code com direcionamento para a versão digital com o teste do veículo em questão. Caso aprovado, o projeto fará com que o Uruguai seja o primeiro país com este tipo de lei específica.

Fica o questionamento: será que o consumidor vai investir um pouco mais para comprar carros melhores, com notas mais altas nos testes do Latin NCAP ou vai se render às ofertas mais baratas e às possibilidades diversas de equipamentos multimídia e demais itens atrativos nos veículos em prol da segurança?