A Land Rover traz ao Brasil a série especial do tradicional “jipão” Defender, denominada Fire & Ice, apresentada em junho na Europa. A versão Fire é baseada no Defender 90, configuração de 3 portas do modelo, e chega com detalhes inspirados no fogo, como a cor laranja metálica mesclada com elementos em preto – também metálico – no capô, no teto e nos arcos das rodas. Já a Ice, como o nome indica, remete ao gelo e vem na cor branca com os mesmos detalhes em preto, mas com a carroceria estendida do Defender 110. A mesma mistura bicolor está presente no painel, com detalhes em laranja ou branco, respectivamente.
Os bancos são esportivos da Recaro, com encostos de cabeça integrados com a logomarca da Land Rover. O revestimento em couro com faixa central em camurça e costuras pespontadas na cor da carroceria, presente também no console central, dá um toque de requinte ao antes despojado utilitário. Em se tratando de um veículo voltado para o “off-road”, a marca britânica também oferece acessórios como quebra-mato, “snorkel”, estribos em alumínio, bagageiros, protetores de janela, entre outros.
O motor permanece o mesmo. Trata-se de um quatro cilindros turbodiesel 2,4 litros. O propulsor gera 122 cv de potência a 3.500 rpm e 36,7 kgfm de torque a 2 mil rpm, administrados por um câmbio manual de seis marchas. A conhecida valentia no fora-de-estrada é garantida pela tração 4X4, com reduzida.
Além dos tons adotados, a série se destaca por outros itens exclusivos, como as rodas em liga leve de cinco raios, faróis com aros metalizados envoltos por máscaras na cor laranja ou branca, lanternas em LEDs e estribos. Entre os equipamentos de série o modelo traz ar-condicionado, travas e vidros elétricos, CD Player, controle de tração, freios ABS e teto solar em vidro. A produção mundial da edição Fire & Ice está limitada a apenas 850 unidades, sendo que destas apenas 35 veículos estão destinados ao Brasil. O preço dos modelos ainda não foi definido pela Land Rover.