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Lançamentos - Com as próprias pernas

Para marcar a volta à operação independente, depois do fim da união com a Daimler, a Chrysler do Brasil apresenta linha 2008 cheia de novidades, como a Town&Country

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De Itu (SP) - O grupo Chrysler, que inclui também as marcas Jeep e Dodge, foi vendido pela Daimler para o grupo de investimentos Cerberus em agosto do ano passado. Mas as mudanças não ocorreram da noite para o dia. No Brasil, por exemplo, a Mercedes-Benz continuou sendo responsável pela operação. Recentemente, foi formada a CJD do Brasil, uma empresa independente que será responsável pela importação e assistência técnica dos veículos das três marcas. Para o consumidor pouco muda, pois as revendas continuarão a ser compartilhadas com Mercedes, bem como os serviços de pós-vendas.



Para comemorar o relançamento da operação independente do país, a Chrysler apresentou a linha 2008 para a imprensa especializada, incluindo um test-drive em estradas do interior de São Paulo. Entre modelos já conhecidos, há algumas novidades interessantes, que devem ajudar a empresa a aumentar suas vendas, que foram de 4.851 unidades em 2007.

Posição da alavanca inibe uso manual


Monovolume
A Chrysler foi, junto com a Renault, uma das responsáveis pela invenção do monovolume moderno, na década de 1980. No Brasil, um dos modelos mais emblemáticos da marca era o Grand Caravan. Nos Estados Unidos, essa denominação é exclusiva da versão Dodge do mesmo veículo. Com o realinhamento das operações, que prevê uma identificação mais forte da Chrysler com veículos de passeio, da Jeep com foras-de-estrada e da Dodge com picapes, o carro passa a usar o mesmo nome adotado na terra do Tio Sam, ou seja, Town&Country.

Mas o nome é a menor das novidades. A nova geração do monovolume foi apresentada no Salão de Detroit, em janeiro do ano passado, e passou por uma reformulação completa. As linhas ficaram mais angulosas e um pouco mais conservadoras. Foram mantidos alguns itens, como o sistema Stow&Go, que permite o recolhimento dos bancos no assoalho, enquanto outros dispositivos foram aprimorados. No interior, por exemplo, são sete lugares, em vez dos seis oferecidos pelo modelo anterior, e, em termos de segurança, o veículo tem 10 airbags e controle eletrônico de estabilidade, com auxílio de frenagem.

A posição de dirigir é bastante similar à de um veículo de passeio, apenas um pouco mais vertical. O desempenho do motor V6 3.8 impressiona, principalmente levando-se em consideração os 2.025 kg de peso. As retomadas são surpreendentemente suaves, ajudadas pelo bom câmbio automático de seis velocidades e os generosos 31kgfm de torque do motor. A direção também é suficientemente progressiva e faz o motorista acreditar que o monovolume não tem dimensões exagerada (5,14 m de comprimento ou 1,75 m de altura). Na condução, o único aspecto negativo é a posição da alavanca do câmbio, ao lado do painel, o que obriga o motorista a se afastar um pouco do banco para alcançá-la e diminui a conveniência, proporcionada pela possibilidade de trocas manuais. A Town&Country custa a partir de R$ 189 mil.

Leia mais sobre as novidades da Chrysler no Brasil no Veja Também, no canto superior direito desta página.

(*) O jornalista viajou a convite da Chrysler do Brasil.