A redução de IPI ? Imposto sobre Produtos Industrializados ? para carros flex até o dia 31 de março não agradou a todos os empresários do setor. Descontente com a medida do governo, José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil, afirmou em entrevista ao site Automotive Business, especializado na indústria automotiva, que a marca sul-coreana irá lançar carros flex no país a partir de outubro.
Veja mais fotos dos lançamentos da Kia para 2010!
No Salão Internacional de São Paulo, a marca irá apresentar o Kia Soul 1.6 16V flex, que será acompanhado pelo Cerato, sedã médio que utiliza o mesmo motor do crossover. Em 2011, o utilitário esportivo médio Sportage irá receber o sistema bicombustível na versão equipada com o propulsor 2.0 16V. Os testes do sistema irão começar no mês que vem e serão realizados, inicialmente, no estado do Piauí.
O executivo confirmou ainda novos lançamentos para 2010. O primeiro será o utilitário esportivo Sorento, que chega em sua segunda geração dotada de construção em monobloco, novos motores e espaço para sete ocupantes em abril próximo. Em junho irá chegar o Koup, a versão cupê do Cerato, com estilo mais esportivo. Em outubro virão a nova geração do Sportage e o recém-apresentado Cadenza, sedã médio-grande que substituiu o esquisito Opirus na Coréia do Sul. O Venga, um monovolume compacto destinado a brigar com a Fiat Idea ? que recebe reestilização em breve ? e Chevrolet Meriva, também é esperado. Embora a Kia Motors do Brasil aposte no crescimento da marca, a construção da fábrica em Salto, interior de São Paulo, está suspensa, revelou Gandini para o Automotive Business.