O Nissan Fairlady Z432 é uma jóia rara. Produzido em 1970, o esportivo combinava a sedutora carroceria do primeiro "carro Z" ao motor seis cilindros em linha S20, um dos blocos herdados da Prince quando ela foi adquirida pela Nissan. Para marcar os 40 anos da Tomica e do modelo, a principal fabricante de miniaturas do Japão, o joalheiro Ginza Tanaka fez uma réplica comemorativa do Z432. Com sete centímetros de comprimento, o carrinho se destaca pelo material utilizado em sua fabricação: platina com um acabamento polido. Até mesmo a caixinha, que reproduz as tradicionais embalagens da Tomica, foi feita em platina.
Tudo funciona: as portas podem ser abertas e as rodinhas giram. Exemplar único, a miniatura de 210 gramas foi avaliada em US$ 80 mil, o equivalente a R$ 140 mil, ou seja, apenas mais barata do que um 432 de época. A pequena jóia será exibida em abril em um show internacional de jóias em Hong Kong, seguindo logo depois para uma feira em Osaca, Japão, onde os colecionadores de miniaturas Tomica farão uma reunião. Desde 1970, a Tomica recriou mais de 800 modelos diferentes, com 500 milhões de unidades produzidas.
O original
A raridade do Fairlady Z 432 foi um dos fatores determinantes para a sua escolha. Foram produzidas 420 unidades, todas voltadas ao mercado japonês. Na época, a Nissan acreditou que um modelo como o Fairlady Z, comercializado inicialmente nos Estados Unidos como Datsun 240Z, não seria aceito no Japão com um motor 2.4 como no exterior. O 432 também obedecia aos critérios de homologação, já que o carro foi criado, originalmente, para ralis.
O cupê, sempre pintado em laranja com rodas pretas, contava com 160 cv de potência a altas 7 mil rotações, com 17,9 kgfm de torque. Acoplado a um câmbio manual de cinco marchas com relações encurtadas, esse Nissan contava ainda com diferencial de deslizamento limitado no eixo traseiro. O motor S20 recebeu a denominação 432 em razão de suas especificações técnicas. Eram, respectivamente, 4 válvulas por cilindro, 3 carburadores e 2 comandos de válvulas. O propulsor S20 é tão valorizado que, hoje em dia, um destes em bom estado é vendido por, no mínimo, US$ 10 mil, cerca de R$ 17 mil. Uma máquina que ainda mexe com os saudosistas. O Z432 é até hoje estrela de jogos simuladores, como o Forza Motorsport.