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J.D. Power - Escolhendo com quem sabe

Instituto americano de pesquisa de mercado aponta índice de satisfação dos consumidores com veículos novos. Levantamento é referência para cliente

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A J. D. Power and Associates é uma empresa de pesquisa de mercado americana que fornece informação para companhias de marketing. Mas também é responsável pelo estudo de qualidade inicial que, por meio de pesquisas com consumidores, aponta índices de satisfação.

O item mais importante é o indicativo de qualidade geral, que leva em consideração problemas surgidos nos primeiros 90 dias após a compra. Também são medidos separadamente a satisfação e o funcionamento de componentes mecânicos, motor, transmissão, acabamento, sistemas elétricos, ergonomia, funcionalidade, conforto, estabilidade, estilo e equipamentos extras.

O resultado final é um índice de problemas por lote de 100 veículos. Uma das principais críticas feitas à sistemática é que, para ter acesso aos dados numéricos (que também incluem uma média do setor, resultados por marca e por veículo dentro de seu segmento), os interessados devem pagar, já que a venda de pesquisas é a principal fonte de renda da empresa.

Defasagem Dessa forma, os dados só são revelados ao público um ano após o fechamento dos levantamentos. Em 2007, são disponibilizados os números da pesquisa de 2006. Para o ano corrente a empresa publica em sua página na internet uma classificação de 2 a 5 para as marcas, veículos e itens pesquisados. Cinco pontos significa estar entre os melhores, quatro é acima da média, três bolas está dentro da média e duas bolas, abaixo. Assim é possível saber se um determinado modelo está acima ou abaixo da média, mas sem mais detalhes.

No Brasil, não há um índice universalmente conhecido de confiabilidade ou satisfação. Os consumidores têm como orientação as cartas de leitores publicadas na imprensa especializada. O cadernoVeículos tem índice que leva em consideração o número de cartas recebidas proporcionalmente ao número de vendas em Minas Gerais nos últimos 12 meses. Não se trata de metodologia científica, mas permite saber quais marcas têm o maior índice de reclamações.

E, para quem ficou curioso, as campeãs da J. D. Power, em 2007, são Lexus e Porsche, ambas com cinco pontos na classificação geral. Dodge, Hummer, Jeep, Land Rover, Mazda, Mitsubishi, Suzuki e Volkswagen ocupam o final da lista, com apenas duas bolas.