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Iveco lança versão Massimo do Daily

O caminhão leve produzido em Sete Lagoas tem peso bruto total de 7 toneladas e pode vir com cabine dupla e receber mais de 50 tipos de implementos, além de um exclusivo GPS

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Sorocaba, São Paulo - A Iveco está disposta a crescer em todas as faixas do mercado de comerciais. O nicho da vez é o de caminhões leves na faixa de 7 toneladas, utilizados principalmente como modelos de entregas nos centros urbanos. Para ocupar a lacuna, a marca italiana criou a versão Massimo do Daily, que recebeu uma carga extra de testosterona e ganhou corpo para cumprir a missão. A apresentação da versão se deu no novo Centro de Operações de Peças da Iveco (COPI), inaugurado oficialmente ontem em Sorocaba, interior de São Paulo - leia mais ao final da matéria.

Com o nome código 70C16HD (Heavy Duty) Massimo, o novo modelo é uma evolução do 70C16, o primeiro modelo projetado no Centro de Desenvolvimento da Iveco em Sete Lagoas, Minas Gerais. As novidades do comercial não ficam apenas na capacidade de carga. Para dar ao modelo uma capacidade superior em até 400 kg do que o anterior, foram necessárias algumas modificações. A começar pelo reforço da suspensão dianteira. Os freios a disco na frente e tambor atrás tem acionamento pneumático. A altura do solo foi aumentada em 5 centímetros, graças ao uso de rodas de 17,5 polegadas com pneus mais volumosos, 215/75, uma alteração que também colabora para o visual enrobustecido do caminhão.

Com a intenção de diferenciá-lo em estilo, o Daily Massimo também conta com uma nova grade frontal pintada na cor cinza e faixas laterais com a denominação do modelo, que combinam com o desenho moderno traçado pelo lápis do designer Giorgetto Giugiaro. O motor é o já conhecido turbodiesel F1C da Fiat Powertrain Technologies (FPT) 3.0 16V com injeção direta do tipo common rail, que entrega 155 cv de potência a 3 mil rpm e 41 kgfm de torque entre 1.700 e 2.600 giros, administrados por um câmbio Eaton de 5 marchas.

Categorias de peso

O Daily Massimo está disponível em versões com cabine simples ou dupla, sempre chassi-cabine, com dois entre-eixos de 3.750 mm, capaz de levar até 4.525 kg, e de 4.350 mm com capacidade para 4.420 kg. Como um caminhão criado para aplicações urbanas e viagens rodoviárias curtas e médias, com uma distância entre 100 e 200 km, o modelo pode receber até 50 tipos de implementos. São vários usos possíveis, como entrega de bebidas, coleta de lixo, frigorífico, baú, bombeiro, baú basculante, entre outros.

Até mesmo uma possibilidade singular: a de auto-socorro. Utilizado com gincho do tipo plataforma hidráulica, o Daily Massimo cabine dupla permite levar um carro e ainda rebocar um segundo. E, como diferencial, oferece uma cabine capaz de comportar até sete passageiros. Ou seja, em uma emergência, pode levar também os passageiros do veículo socorrido, uma aplicação ideal para concessionárias de rodovias.

Racionalização total

A Iveco se uniu a Magneti Marelli (também do grupo Fiat) para criar um navegador exclusivo que, além das funções típicas de um GPS, oferece a possibilidade de roteirizar até 30 pontos de entrega, com a escolha de variadas rotas possíveis. Batizado como MultiConnect, o aparelho conta com uma tela touchscreen de sete polegadas, que fica aonde estaria o espelho retrovisor interno, mas também há uma ventosa para prendê-lo ao pára-brisa. O navegador conta com o mapa de 1.300 cidades brasileiras e outras 200 argentinas, com mais de 560 mil pontos de interesse que incluem concessionárias e pontos de manutenção da Iveco e também restaurantes, postos de gasolina ou de saúde, entre outros.

Baseado sobre o sistema Nav-n-go Primo, o navegador funciona de maneira simples. O motorista digita os endereços das entregas e escolhe um dos quatro tipos de rotas para cada um: Rápida, Fácil, Econômica ou Curta. A Rápida evita ruas secundárias e opta por um trajeto com vias principais, com maior velocidade. A Fácil escolhe o caminho mais direto possível. A Econômica escolhe a rota com base no custo por quilometragem rodada. E na rota Curta, o trajeto sempre será o mais curto, mas não necessariamente o mais econômico, rápido ou fácil, o que podem incluir um percurso atravancado, com ruas estreitas, curvas fechadas, subidas, entre outros desafios.

A partir daí, o sistema calcula a distância e coloca os pontos na melhor sequência. Com a simulação da rota nas mãos, é possível reprogramar o trajeto quantas vezes for necessário. O MultiConnect oferece ainda viva-voz Bluetooth, com microfone e alto-falante integrados, além de outras funções como MP3 Player, calculadora, visualizador de imagens e vídeos, alarmes de velocidade e de compromissos. Um ponto que vai agradar os empresários é a possibilidade de se calcular o custo operacional no próprio aparelho. Basta inserir alguns dados, como o preço de combustível, para se ter o valor final em mãos.

Além da navegação, o MultiConnect permite a programação de rotas com até 30 paradas, muito útil para as entregas porta-a-porta comuns no segmento



Mercado carente

Com o Massimo, a Iveco pretende pular de 8,5% do segmento em 2009 para 10% ainda em 2010 e 12% no ano que vem. A Iveco aposta que o Massimo vai ganhar mercado graças ao projeto mais moderno que o de seus concorrentes diretos, baseados sobre modelos antigos e sem tecnologias como motor eletrônico, como os veteranos Mercedes-Benz 7100 e Ford Cargo 712. Para reforçar a ofensiva, a marca italiana também posicionou o Daily Massimo em uma faixa de preço acessível para as versões Luxo e Exclusive. A versão Luxo cabine simples conta com preparação para som, controle de cruzeiro e direção hidráulica e parte de R$ 94 mil. O Exclusive Cabine Dupla chega aos R$ 122 mil e acrescenta trio elétrico. A Iveco está oferecendo ar-condicionado gratuitamente para os compradores que confirmarem a compra até o final de julho. Ainda há como opcionais airbag do motorista, sistema de som CD/MP3, entre outros. Uma ofensiva pesada na classe de caminhões leves.

Logística informatizada

O novo Centro de Operação de Peças da Iveco (COPI) oferece uma operação informatizada de controle de estoque e logística. Com 10 mil m² de área construída, o centro exigiu um investimento de R$ 30 milhões. A criação de um centro dedicado ao estoque e envio rápido de peças a todo o Brasil foi impulsionado pelo crescimento da companhia. Dos 62 mil veículos da marca em circulação no país, 30 mil (ou 42% do total) foram vendidos entre janeiro de 2007 e dezembro de 2009.

Para garantir o controle do estoque, o COPI se vale do programa Common Spare Parts System (CSPS) ou sistema comum de peças sobressalentes, o mesmo aplicado pelo Grupo Fiat. O software controla a movimentação da peça no armazém, da entrada à saída. Outro software, batizado como Click, controla em tempo real o estoque, administrado por variáveis que inclui o ritmo de venda de cada um dos modelos. Tudo para ninguém deixar o veículo parado, com o envio de peças em menos de 24 horas. Afinal, no mercado de comerciais, tempo é dinheiro.

* o jornalista viajou a convite da Iveco