Ontem, a Apple finalmente apresentou e lançou o novo iPhone 15, disponível nas versões básica, Plus, Pro e Pro Max. E quando nós achamos que não há mais o que a empresa inventar e aprimorar, ela sempre nos prova o contrário. Desta vez, dentre as novas tecnologias trazidas pela geração, uma em especial nos chamou a atenção: a assistência rodoviária via satélite.
Esse novo recurso permite que usuários contatem empresas especializadas em serviços rodoviários para que, assim, eles recebam ajuda quando em situações problemáticas na estrada. E a melhor parte: mesmo se estiverem sem sinal de celular, pois a tecnologia opera via satélite.
Ficar sem gasolina em uma área sem cobertura de celular, por exemplo, costumava significar uma longa caminhada até que um local com sinal fosse encontrado. Mas agora o novo iPhone pretende ressignificar isso.
“Sabemos em primeira mão como é estressante ficar preso com um problema, especialmente se você estiver em um local remoto ou sem serviço de celular. Suas opções são limitadas – caminhe até um ponto de serviço ou área com conectividade celular ou Wi-Fi, que pode estar a quilômetros de distância, ou tente sinalizar para outro motorista. A infraestrutura de satélite da Apple é uma solução inovadora que já fornece suporte emergencial crítico aos usuários do iPhone"
Marshall Doney, presidente e CEO da AAA (empresa de assistência rodoviária)
Além disso, a Apple também afirmou que o recurso estará disponível para o iPhone 14 devidamente atualizado para o sistema IOS mais recente.
Como o novo recurso do iPhone funciona?
A assistência auto via satélite do iPhone permite que os motoristas, quando em situações adversas na estrada, selecionem o cenário correspondente (por exemplo, “carro quebrado”, “sem combustível”, “pneu furado” ou outros) e, assim, enviem mensagens de texto via satélite para a AAA (empresa de assistência rodoviária).
A mensagem incluirá todas as informações importantes para que a AAA, ao receber a solicitação, consiga localizar o usuário (por meio das coordenadas de GPS do celular) e encaminhar o devido serviço de assistência a ele, com todo o equipamento preciso.
A nova função estará disponível apenas nos EUA, por enquanto
Os serviços AAA são prestados por uma empresa norte-americana (a AAA), que já existia muito antes do lançamento do novo iPhone 15. O que a Apple fez foi, por meio de uma parceria com a companhia, adaptar o recurso para o sistema IOS, permitindo que ele seja operacionalizado pelos novos smarthphones.
Como a AAA ainda não atua no Brasil, a nova função de Assistência Rodoviária via satélite não estará disponível, por enquanto, para os que comprarem o novo iPhone por aqui. A princípio, o serviço poderá ser acessado apenas nos EUA, mas isso pode mudar no futuro.
Além disso, vale lembrar que, no caso dos usuários estadunidenses, a nova função será gratuita para aqueles que já são associados à AAA por pelo menos dois anos ou disponível em um “pagamento por uso” para quaisquer clientes não membros.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!