Os SUVs surgiram com o objetivo de oferecer conforto de carro de passeio com a versatilidade de jipe. Não demorou muito para as fábricas de luxo fazerem incursões no segmento, com utilitários cada vez mais sofisticados. Ao perceber que os atrativos destes veículos estavam na altura e tamanho (e em uma aparente, mas equivocada, sensação de maior segurança), as montadoras acabaram criando um novo nicho, o dos crossovers, veículos que misturam características de SUVs, em um estilo e comportamento mais esportivo.
A Infiniti, divisão de luxo da Nissan para o mercado dos EUA, foi uma das que percebeu o apelo deste segmento. E já apresentou sua proposta. O EX Concept, como o próprio nome indica, é um conceito de como poderia ficar um crossover da marca, mas já saindo do forno, pronto para entrar em produção. Um dos objetivos dos projetistas foi injetar o espírito de um cupê, mesmo em um carro com altura e dimensões de modelo familiar.
Elemento-chave do estilo, portanto, foi a utilização da grade e faróis dianteiros com o mesmo desenho do Infiniti Coupé. O teto arqueado e a terceira janela de pequenas dimensões também ajudam no efeito de um veículo mais baixo. Para aumentar o efeito visual, o EX Concept foi equipado com rodas de liga de 19 polegadas com pneus 245/55 R19.
Um toque de alta tecnologia é o teto em vidro, que vai de translúcido a opaco com um simples comando. O EX também foi escolhido para apresentar um sistema de câmeras nas laterais e traseira do veículo que projetam imagens do carro para o condutor, como auxílio aos espelhos retrovisores. Mas, como um carro para a família não vive apenas de um belo exterior, os projetistas incluíram elementos de praticidade e segurança. A tampa traseira é larga e tem plano de carga baixo, para facilitar a colocação e remoção de bagagens, característica dificilmente encontrada na categoria. Os faróis são do tipo adaptativo e acompanham a trajetória do veículo em curvas.
Por dentro, o motorista é recebido com mostradores de alto contraste, iluminados por uma pouco convencional luz violeta. Todos os ocupantes têm disponível bancos em couro, sistema de iluminação ambiente e detalhes em materiais nobres, que inclui o uso de alumínio. A madeira foi preterida pela modernidade e facilidade de manutenção do metal.
A plataforma é adaptada de outros modelos da marca e prioriza o prazer de dirigir. Mas, como se trata de carro com alguma capacidade de enfrentar terrenos menos regulares, foi equipado com sistema de tração integral, sem reduzida, acoplado a motor V6 e câmbio automático de cinco velocidades.