Poucos lançamentos conseguiram mobilizar tanto a mídia nacional e até internacional como o do novo compacto da Hyundai para o mercado brasileiro. Depois de muito mistério e segredos em torno do HB20, a montadora sul-coreana apresentou ontem, na Bahia, todos os detalhes de seu hatch que será produzido na nova fábrica da Hyundai em Piracicaba, interior de São Paulo. O modelo com motor 1.0 12V, com ar-condicionado, direção hidráulica, trava elétrica e airbag de série, custará a partir de R$ 31.900.
Clique e veja a galeria de fotos do Hyundai HB20!
O modelo, que terá produção iniciada no dia 20 deste mês e distribuição a partir da primeira quinzena de outubro, nasce com duas opções de motorização flex. O motor 1.0 de três cilindros terá aproximados 76 a 79 cavalos de potência e o 1.6 na faixa dos 128 cv. A engenharia fez alguns ajustes nos propulsores que são importados e utilizados nos co-irmãos Kia Picanto e Cerato. A versão 1.6 será equipada com câmbio manual, com opção de automático na versão completa. A capacidade da fábrica de Piracicaba, em dois turnos, será de 150 mil carros.
O Grupo Caoa, será o principal responsável pela produção local de comerciais leves, como o Tucson, e pela importação dos outros modelos. Para isso, será construída uma rede de lojas que seguirão um padrão predeterminado pela Hyundai. Além da existência de algumas concessionárias HMB, onde serão vendidos exclusivamente carros brasileiros da Hyundai. De acordo com a montadora, em setembro serão abertas 156 lojas, sendo 73 no Sudeste, 34 no Sul, 23 no Nordeste, 16 no Centro-Oeste e 10 no Norte. A meta é, até março de 2013, chegar a 200 pontos de comercialização da HMB.
A Hyundai ressaltou, que mesmo sendo um projeto sul coreano, todas as características do HB20 foram desenvolvidas pensando no consumidor brasileiro.E segundo a fabricante, o modelo chegou para concorrer principalmente com o Volkswagen Gol, o carro que é líder de vendas no Brasil há 25 anos.
Assista ao vídeo de lançamento do Hyundai HB20!