Julio Cabral
A Honda antecipou as imagens e informações sobre os modelos conceituais que irá exibir em seu estande do Salão Internacional de Tóquio, cuja abertura ao público será no próximo dia 24 de outubro. O modelo de maior destaque é também o que está mais próximo das ruas: o CR-Z. Embora a marca divulgue o hatch como conceito, essa versão guarda pouco detalhes do conceito original ? apresentado na edição de 2007 do mesmo evento ? e parece estar pronta para o lançamento. O modelo compartilha o espírito do antigo CR-X, esportivo baseado sobre o Civic que fez bastante sucesso na década de 80, presente em detalhes como o vidro traseiro bipartido e a traseira truncada. Mas de maneira sintonizada com os tempos atuais.
Veja mais fotos dos conceitos
A propulsão do hatch fica por conta de um sistema híbrido que conjuga um motor 1.5 a gasolina a outro elétrico. A esportividade fica marcada na carroceria com traços arrojados, no espaço para apenas dois passageiros e no câmbio manual de seis marchas. A produção do CR-Z já está agendada para o ano que vem no Japão.
Se o CR-Z é o mais atraente, o título de mais ?curioso? vai para o elétrico EV-N. O conceito, dotado de faróis redondos, parece com um daqueles microcarros japoneses dos anos 60, mas com um jeitinho simpático de robô. O tom bem humorado fica explícito em toques como os bancos de armação rígida, cujo tecido pode ser trocado. E, para não fugir do tom ecológico, o modelo possui um monociclo UX-3 embutido na porta do carona ? um pequeno veículo mostrado recentemente pela marca com apenas uma roda e capaz de seguir em qualquer direção, sem se desequilibrar.
Já o terceiro conceito tem um caráter familiar e mais convencional. Batizado como Skydeck, o monovolume tem portas de abertura pouco ortodoxa: enquanto as dianteiras são escamoteáveis e abrem para cima ? como em um superesportivo ? as traseiras são corrediças. Quando abertas, as portas criam um vão livre grande o bastante para permitir o acesso às três fileiras de bancos. O interior despojado e arejado, com tons claros, tem detalhes em madeira. A iluminação interna é incrementada pelo amplo para-brisa e pelo teto todo em vidro.