UAI

Helicóptero usado na operação contra bin Laden tem tecnologia silenciosa secreta

Aeronave foi destruída pelos americanos para que tecnologia não fosse copiada pelo Paquistão

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

 

As forças de elite da Marinha americana conseguiram chegar à mansão de bin Laden sem serem detectadas por causa de uma uma tecnologia secreta que torna os helicópteros quase silenciosos, disse na quarta-feira após os ataques a rede de televisão ABC.

Vizinhos de Osama na cidade de Abbottabad disseram que não ouviram os helicópteros até que eles estivessem diretamente acima de suas casas. Mas o usuário do Twitter @ReallyVirtual ficou famoso por ter comunicado, sem saber, a operação.

Na madrugada de segunda-feira (começo da tarde de domingo no Brasil), escreveu: "helicóptero sobre Abbottabad, 1 da manhã (isto é um evento raro)". Uma hora depois, ainda sem saber do que se tratava, digitou: "barulhento demais para ser um helicóptero-espião".

Destruição da tecnologia
Durante a operação, um dos quatro helicópteros utilizados (dois à frente e dois de reserva) caiu, sem ferir os ocupantes.


A aeronave foi destruída com explosivos pelos próprios americanos, para que os paquistaneses não tomasse posse da tecnologia. O analista Richard Clarke, ouvido pela ABC, disse que devem existir pessoas no Pentágono preocupadas com a possibilidade do Paquistão fornecer os destroços à China, interessada em fazer uma aeronave silenciosa.

Fotos tiradas por um oficial paquistanês várias horas depois da operação revelam algumas informações sobre o helicóptero secreto, uma versão modificada do Blackhawk. "Existem ângulos mais agudos e superfícies planas típicas de jatos stealth", segundo um aviador citado pela ABC.

Pedaço da aeronave encontrada por polícial paquistanês: tecnologia misteriosa