UAI

Governo mantém a isenção de IPI para comerciais leves

A medida foi prorrogada até o dia 31 de junho e contempla de máquinas agrícolas à picapes compactas

Publicidade
Foto:

Como uma das últimas medidas de 2009, o governo brasileiro decidiu prorrogar a isenção de IPI ? Imposto sobre Produtos Industrializados ? para comerciais leves, tratores e demais máquinas agrícolas. A medida continuará valendo até o dia 30 de junho e contempla também as picapes compactas, veículos baseados sobre carros de passeio. A isenção foi concedida em julho de 2009.

Contudo, nem todos os implementos para veículos comerciais foram beneficiados. Os semi-reboques para caminhões, por exemplo, tiveram o imposto aumentado para 5%, contra 0% de antes. Outras categorias tiveram o valor de desconto reajustado, em principal os produtos que não são produzidos no Brasil. Foi o caso dos veículos com caçamba basculantes, como camionetas, furgões e picapes, cuja alíquota passou de 3% para 4%.

De acordo com a Receita Federal, o governo irá deixar de arrecadar cerca de R$ 400 milhões no primeiro semestre de 2010 com essa renúncia fiscal. "Como os veículos de passageiros receberam novos estímulos, não poderíamos retomar as alíquotas desses carros de serviço para não criarmos um desequilíbrio", diz Alexandre Guilherme Andrade, assistente da subsecretaria de tributação da Receita.