O governo alemão determinará que a Volkswagen convoque um recall dos 2,4 milhões de veículos a diesel com softwares adulterados no país, afirmou à AFP uma fonte da Autoridade Federal de Transportes (KBA). "Vamos ordenar a convocação do recall", declarou o porta-voz da KBA.
Na semana passada, a Volkswagen apresentou um plano para adaptar os automóveis às normas a partir de janeiro de 2016, mas sem contemplar o recall de todos os veículos. A KBA controlará o recall, segundo a fonte.
O ministério dos Transportes e a KBA não haviam comentado até o momento o plano apresentado pela Volkswagen para enfrentar o escândalo. O ministro dos Transportes, Alexander Dobrindt, concederá uma entrevista coletiva nesta quinta-feira.
O jornal Bild informou que as autoridades estão "perdendo a paciência" com a montadora e não estão dispostas a aceitar apenas a boa vontade demonstrada pela empresa.
A Volkswagen admitiu em setembro que instalou no motor a diesel de 11 milhões de veículos em todo o mundo um software que adulterava os resultados dos testes de emissões de poluentes. A Alemanha é um dos mercados mais afetados pelo escândalo.