Após o Golf ganhar uma nova versão de entrada no Brasil, Comfortline, a Volkswagen comemora os 40 anos de história do modelo. O veículo já vendeu mais de 30 milhões de unidades desde a primeira geração e foi o pioneiro no processo tecnológico da marca.
Em sete gerações, o modelo já foi equipado com motor turbo, de injeção direta, elétrico ou plug-in; com ABS, ESC, XDS ou 4Motion; se Adaptive Cruise Control; estabilização de reboque ou automático pós-Collision Braking System; ar-condicionado automático; sistema de som Dynaudio, touchscreen com sensor de proximidade ou faróis de LED. Além das versões GTI, GTD ou GTE. Confira abaixo os detalhes das gerações do Golf:
Golf I
A primeira geração do Golf saiu da linha de montagem em Wolfsburg em 29 de março de 1974. Foi um divisor de águas por oferecer motor e tração dianteiro, algo inédito, já que ele foi lançado para substituir o Fusca na Europa, que usava motor e tração traseira.
Golf II
A partir de agosto de 1983, o Golf ficou ligeiramente maior, dando mais espaço aos passageiros. A linha 1986 ganhou freios antiblocantes ABS e opção de tração integral nas quatro rodas.
Golf III
Com o lançamento da terceira geração Golf em agosto de 1991, a Volkswagen anunciou uma nova era de segurança. Este Golf foi o primeiro da série a ter airbags frontais, a partir de 1992, enquanto os principais avanços na área de construção da carroceria do carro também resultou em melhora significativamente para a segurança em caso de acidente. Foi nessa geração que veio a primeira versão de seis ciclindros, o VR6. Também chegaram nesta época o piloto automático e os primeiros motores diesel de injeção direta.
Golf IV
Sob a direção de Hartmut Warkuss, então chefe de Design da Volkswagen, o Golf Mk IV cristalizou o desenho claro, preciso até neste momento. A quarta geração continuou investindo em segurança e em 1998 o Golf chega ao mercado com o sistema de controle ESC. No Brasil ficou conhecido como Golf Sapão e foi um dos carros mais desejados de nosso mercado entre 1998 e 2004. Em 2006, ao invés de trazer a geração seguinte, já vendida no exterior, resolveu fazer um facelift e apenas o Brasil conheceu a geração 4,5 do Golf.
Veja fotos do Golf 4,5, vendido no Brasil
Golf V
Este foi o Golf que ostentava níveis de conforto e desempenho dinâmico, que deixou muitos concorrentes bem atrás, em 2003. O mesmo acontecia com os recursos de segurança do carro. Um fator que destacou nesta geração foi a estabilidade da carroceria soldada a laser e o aumento de 35% na rigidez torcional. Passou a contar com até oito airbags, mas esta geração nunca foi vendida no Brasil.
Golf VI
Em apenas quatro anos, mais 2,85 milhões de carros tinham sido produzidos. E mais uma vez a segurança fez grandes avanços: a carrcoceria do carro era tão robusta que passou no teste de colisão EuroNCAP ganhando o máximo de cinco estrelas.
Golf VII
Em 4 de setembro de 2012, a Volkswagen comemorou a estreia mundial da sétima geração do Golf. O peso do novo carro foi reduzido em até 100 kg, invertendo assim a espiral ascendente de peso. A economia de combustível também melhorou em até 23%. Em 2014, a Volkswagen eletrifica a classe compacta com o Golf: o totalmente elétrico e-Golf com um alcance de cerca de 190 km já está disponível para comprar. No Brasil é oferecido nas versões Comfortline, Highline e GTi. As duas primeiras equipadas com o motor 1.4 TSi de 140 cv e injeção direta de combustível. Este motor turbo já é famoso por sua alta eficiência e baixo consumo de combustível, sendo até mesmo mais econômico do que motores 1.0. O destaque dele são os 25,5 kgfm de torque disponíveis já aos 1.500 rpm, deixando-o super ágil, principalmente em trânsito urbano. Ele é acoplado ao câmbio automatizado DSG de dupla embreagem e sete velocidades ou o manual de seis velocidades.
A outra versão oferecida é a GTi, com motor 2.0 Tsi de 220 cv de potência com câmbio automatizado DSG de dupla embreagem e seis velocidades