A crise reformulou o grupo General Motors. Enquanto marcas como a Oldsmobile, Pontiac e, agora, Saab, deram adeus ou estão em fase de liquidação, as que permaneceram adotam novos papéis. É o caso da GMC, divisão habituada a construir veículos comerciais e utilitários. A marca, pouco afeita a protótipos, apresentou em Detroit um novo conceito. Batizado como Granite, o modelo segue o estilo de compactos urbanos como o Kia Soul. De acordo com o fabricante, o conceito faz parte de uma linha urbana-industrial. Classificações a parte, o Granite parece sólido como o nome e a cor externa ? granito ? indicam. Com linhas retilíneas e frente robusta, com grade e entradas de ar que parecem tomadas por empréstimo de um caminhão da GMC, o carro promete ser uma alternativa aos que buscam um "veículo utilitário-urbano", na definição do fabricante.
As dimensões são compactas em comprimento, com 4,09 metros, mas conta com um entre-eixos de 2,63 m e se destaca na largura de 1,78 m e altura 1,53 m. As rodas são vistosas, um conjunto aro 20. Junto ao estilo "caixotinho", as portas traseiras de abertura invertida, prometem um bom acesso ao interior, que permite a acomodação de uma bicicleta com a tampa do porta-malas fechada. Os passageiros são acomodados em quatro bancos individuais.
Veja mais fotos do GMC Granite!
"O time de design pegou os melhores atributos de diferentes segmentos: utilitários esportivos, minivans e crossovers, e misturou eles com uma estética comercial chique", define Dave Lyon, diretor executivo de Interiores e Design intermarcas da GM América do Norte.
Com múltiplos visores e arranjo incomum, o painel conta com tecnologia de LEDs orgânicos para exibir informações do ar-condicionado, navegação GPS e entretenimento. Mas com direito a toques mais tradicionais, como o revestimento em couro na cor marrom, replicado nos bancos que contam também com uma faixa central na cor branca.
A motorização faz parte dos novos motores de pequeno deslocamento da linha Ecotec, no caso um 1.4 turbocomprimido. Embora não tenha revelado dados de potência do Granite, no novo Aveo RS, esse mesmo propulsor rende 140 cv de potência e 20,3 kgfm de torque. O câmbio é um manual automatizado de dupla embreagem e seis marchas, que é manipulado através de um comando giratório no comando central. Caso entre em produção, o Granite será o menor modelo da história da GMC. E será uma investida da GM contra os concorrentes do segmento, como o Soul, o Nissan Cube e o Scion xB ? marca pertencente ao grupo Toyota ? que tem conquistado uma legião de compradores graças à imagem "moderninha" aliada à praticidade de seus conceitos.