Apresentado no Salão de Nova Iorque em abril 2007, o projeto P.U.M.A. (Personal Urban Mobility and Accessibility, ou veículo pessoal urbano para a mobilidade e acessibilidade) foi daqueles conceitos que não chamava atenção pelo estilo. O destaque era o fato daquele modelo projetado pela General Motors em conjunto com a Segway ser capaz de se equilibrar em apenas duas rodas, como nos "patinetes" da marca. Se depender dos três novos conceitos apresentados pela General Motors, estilo não será mais o problema do projeto. Rebatizados como EN-V - Electric Networked-Vehicle, ou veículo elétrico conectado em rede -, cada um dos veículos foi projetado por um estúdio da marca ao redor do mundo. Com apenas 1,5 metro de comprimento, capacidade para duas pessoas e menos de 500 kg de peso, os modelos contam com baterias de íons de lítio que proporcionam até 40 km de autonomia.
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Dentro da projeção que em 2030 cerca de 60% da população mundial (projetada em 8 bilhões de pessoas) irá morar em uma zona urbana, os carrinhos foram projetados em conjunto com a parceira chinesa Shanghai Automotive Industry Corporation, ou SAIC, e receberam nomes de batismo chineses. A própria apresentação oficial será realizada na Exposição Mundial em maio, em Shangai.
Diferentes, mas parecidos
O mais capsular deles é o azulzinho - foto de abertura -, batizado como Jiao (orgulho em chinês), um projeto da australiana Holden. O rubro Xiao (risada), foi desenhado pelo estúdio europeu da GM, enquanto o cinzento Miao, ou mágica, foi desenhado sob o sol da Califórnia, no Centro de Desenho Avançado da marca - na foto abaixo.
Se em estilo há algumas diferenças, cada um deles adota elementos comuns, como a iluminação por LEDs e a carroceria em cápsula feita em fibra de carbono, Lexan - uma espécie de policarbonato - e acrílico, material transparente que substituí o vidro com menor peso e maior resistência. O acesso se faz pela abertura da parte dianteira, como em uma Romi-Isetta. Os comandos ficam bem ao alcance do motorista, em uma estrutura que termina em um manche que também se faz de tela de LCD, algo parecida com um videogame portátil.
Além do equilíbrio proporcionado por sistemas eletrônicos e o reduzidíssimo espaço necessário para manobras, incomparável, os conceitos também abusam da tecnologia a bordo. A começar pela integração entre o sistema de navegação GPS e recursos como sensores de distanciamento e dispositivos que permitem a comunicação entre os veículos e tudo que está a sua volta. Com isso, a GM afirma que o EN-V será capaz de ser conduzido ou se guiar sozinho, sem a interferência do motorista. E, como alguns recém-adquiridos costumes não devem desaparecer, os modelos também permitem o estabelecimento de uma rede social entre carros e pessoas.