A General Motors do Brasil foi a líder de vendas da categoria de automóveis (que não inclui os comerciais leves) no mês de janeiro, com 23,62% dos emplacamentos, o que corresponde a 46.344 veículos emplacados. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). A última vez que a GM repetiu o feito foi em maio de 2006. Para o gerente regional daGM, Ernst Friedheim, a forte ação de vendas que amontadora fez no primeiro final de semana do ano somada à chegada dos modelos Cruze e Cobalt foram os principais fatores que levaram a marca à liderança. “Esperamos estar consolidados no primeiro lugar dentro de um ano e meio ou dois anos”, diz.
Como no Brasil a cultura é do ano começar apenas depois do Carnaval, o feito se repete quando se trata das vendas de veículos em Pernambuco. O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) também divulgou os números de vendas no estado. Em janeiro, foram emplacados 6.373 automóveis, representando uma queda de 11,26% nas vendas em relação ao mês de dezembro de 2011, em que 7.182 carros receberam uma placa. Os emplacamentos de motos no mês que passou também mostraram um decréscimo em relação aos últimos 30 dias do ano passado. Em janeiro, foram 7.013 novas placas, 27,98% a menos que os 9.737 de dezembro.
No entanto, em comparação com o mesmo mês do ano passado, os números do Detran-PE já indicam uma discreta melhora. Em janeiro de 2011, foram vendidas 6.273, 1,57% a menos do quem o mesmo período de 2012. Com as motocicletas, esse número fica ainda maior. No primeiro mês do ano passado, foram emplacadas 6.346 unidades ou 9,51% a menos do que no mês passado.