De Natal - A grande novidade do Freelander 2 este ano é a opção do motor a diesel, um moderno quatro cilindros de 2.2 litros com direito a injeção direta de combustível e turbocompressor de geometria variável. O resultado são 190cv de potência e 42,8kgfm de torque máximo já aos 1.750rpm. O utilitário da Land Rover tem câmbio automático de seis marchas com opção de troca sequencial, mais adequado para as características de torque e potência de um motor a diesel.
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A tração integral sob demanda é comandada pelo sistema Terrain Response, que controla o torque, a tração e a aceleração do veículo eletronicamente. Para isso, o motorista aciona no console um seletor com quatro modos: asfalto; grama ou neve; areia; e lama. É esse sistema que aciona eletronicamente as características de uma marcha reduzida, já que o modelo não tem caixa de redução mecânica. Com máxima de 190 km/h e aceleração de 9,5 segundos, o desempenho do Freelander a diesel não decepciona.
O novo motor dá ao modelo mais urbanoide da Land Rover mais capacidade de se aventurar no fora de estrada. Mas vale lembrar que modelo não é nenhum tratorzinho, principalmente se o motorista não tiver muita prática fora de asfalto. O consumo declarado do modelo a diesel é de 14,3km/l e a emissão 185g/km, enquanto o motor 3.2 litros a gasolina apresenta, respectivamente, 9,3km/l e 255 g/km. Com nove airbags, freios antiblocantes (ABS) e controles de tração, estabilidade e rolagem, o Freelander 2 obteve nota máxima nos testes de impacto do Euro NCAP.
DISCRETO Seguindo o espírito da marca, aventura com sofisticação, o interior do modelo é repleto de itens de conforto, como bancos em couro com ajuste elétrico e ar-condicionado de duas zonas. As alterações para a linha 2011 são discretas: novo para-choque dianteiro e grade, retoques no conjunto ótico, novas molduras dos faróis de neblina, friso cromado na tampa traseira, painel de instrumentos renovado, estofado com três opções de cor e rodas de liga leve 17, 18 e 19 polegadas.
A Land Rover não divulga o mix de vendas do Freelander 2 entre gasolina e diesel, mas espera vender 350 unidades da versão a diesel por mês. O plano é ambicioso, já que o modelo vende atualmente uma média mensal de 200 unidades. Flávio Padovan, diretor-presidente da marca na América Latina, garante que existe demanda para isso. “Com esse lançamento, nosso produto ganha mais competitividade. Ele pode canibalizar parte das vendas do Freelander a gasolina, mas também vai trazer muitos clientes de outras marcas”, avalia. Modelo movido a diesel é vendido em três versões de acabamento.
QUANTO CUSTA?
Versão S: R$ 129.900
Versão SE: R$ 147.900
Versão HSE: R$ 172.900