O Focus vendido no Brasil está atrasado uma geração em relação ao modelo europeu. Mas isso vai mudar no fim de 2008, quando o novo Focus, lançado recentemente na Europa, durante o Salão de Frankfurt, começará a ser produzido na fábrica da Ford em Pacheco, na Argentina, e alcançará, via Mercosul, o mercado brasileiro. Primeiramente, será comercializado o hatch, mas, no início de 2009, virá também o sedã. Os dois vão competir com VW Golf, Fiat Stilo, Chevrolet Vectra GT e Astra, Peugeot 307, VW Bora, Renault Mégane, Toyota Corolla, Honda Civic, Citroën C4 Pallas, entre outros.
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O médio da Ford apresenta ligeira reestilização, incorporando a filosofia Knetic (cinética, que significa movimento), adotada pela marca há cerca de dois anos. As alterações na frente se concentraram nos faróis, que ganharam formato diferente, ficando mais espichados; na grade dianteira, que passou a ter somente uma barra cromada, na parte de cima, em vez da moldura; na tomada de ar inferior, que ficou maior, ganhou moldura cromada e abriga a placa; e no capô, que passou a ter dois vincos mais acentuados.
De perfil, as únicas mudanças são o desenho das rodas de liga e os retrovisores externos, que incorporam novos indicadores de direção. Na traseira, as alterações são ainda mais sutis: as lanternas continuam com o mesmo formato, mas ganharam novas lentes e luzes com LEDs (diodo emissor de luz); o pára-choque teve a parte de baixo modificada; a tampa traseira ganhou pequeno ressalto, acima da placa; e o aerofólio traseiro passou a cobrir as lanternas. Em relação ao atual Focus vendido no Brasil, o modelo é 19 cm mais comprido e tem 3 cm a mais de entre-eixos, o que melhora o espaço interno, que já é bom no médio brasileiro.
Interior
Por dentro, a maior novidade está no painel. Os instrumentos têm novo design, para facilitar a leitura, e alguns comandos são iluminados em vermelho. Os comandos do ar-condicionado e do sistema de som são mais ergonômicos. O console central também é novo, com porta-objetos (de quatro litros de capacidade) e entrada USB para áudio, para os passageiros do banco de trás. No modelo europeu, a Ford vai disponibilizar o sistema de partida sem chave, com botões para ligar/desligar o motor. As outras alterações incluem novos revestimentos das portas e tecidos dos bancos.
Na parte mecânica, o Focus continua sendo vendido na Europa com as mesmas opções de motor, sendo cinco a gasolina (1.4, de 80 cv; 1.6, de 100 cv; 1.6, de 115 cv; 1.8, de 125 cv; e 2.0, de 145 cv) e três a diesel (1.6 turbo common rail, de 90 cv e 119 cv; e 2.0 turbo common rail, de 136 cv). Mas a grande novidade é o câmbio robotizado Powershift, de seis velocidades, disponível somente para o motor 2.0 a diesel, de 136 cv. Trata-se de uma caixa manual, que permite engates automáticos. A transmissão tem dupla embreagem, que deixa sempre a próxima marcha pré-engatada, e gerenciamento eletrônico. Outras novidades são sistema de abastecimento fácil, que trava o retorno de combustível; sistema de aviso de pressão dos pneus; e tomada de 230 volts no console central.
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