A segunda geração do Ford Focus RS assombrou os fãs de "hot hatches" em julho de 2008 no Salão Internacional da Inglaterra. Com uma versão envenenada do cinco cilindros em linha de origem Volvo, o médio despejava 305 cv de potência nas rodas dianteiras, algo possível graças ao auxílio de um diferencial de deslizamento limitado e uma revisada suspensão frontal. Passados dois anos, o Focus RS é o mais referenciado hatch esportivo. Consciente da legião de fãs do modelo, a Ford está preparando uma edição especial do carro, batizada como RS500 - como o Vrum adiantou na última sexta-feira. Com produção limitada a 500 unidades, o RS500 conta com 45 cv a mais que o original, com 350 cv a 6 mil rotações, além de 46,9 kgfm de torque - 2 kgfm a mais -, disponíveis entre 2.500 e 4.500 giros.
Veja mais fotos do Ford Focus RS500!
São necessários apenas 5,6 segundos para partir do zero e alcançar os 100 km/h (contra 5,9 s do RS de série), com uma velocidade máxima de 265 km/h. O visual sombrio acompanha a agressividade do desempenho. Enquanto o RS original só estava disponível nas cores verde, azul e branca, o RS500 recebe na fábrica uma pintura preto metálica, que logo depois é recoberta por uma película feita pela 3M para dar o aspecto fosco. O tom negro também delineia os faróis e lanternas, além das vistosas rodas aro 19 com pneus 235/35, mesma medida dos originais.
Como é comum em edições limitadas, há uma plaqueta com o número do carro produzido. A produção será destinada a pelo menos 20 países europeus, sendo que 101 unidades já estão destinadas ao Reino Unidos, 55 para a França, 50 cada para a França e Bélgica, entre outros. No dia 31 de março a Ford irá liberar mais especificações, no Salão de Nova Iorque.
Assista ao vídeo de teste do Ford Focus RS500 .