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Ford Focus - A culpa é da bomba

Com gasolina no tanque, modelo 2.0 flex de engenheiro demora para dar partida. Marca atribui falha à sujeira em regulador de pressão e aponta possível solução

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Conseguir ligar o motor somente depois de duas ou mais tentativas tem sido um incômodo no cotidiano de Brenner Morais Parreiras. Proprietário de um Ford Focus Sedan 2.0 flex ano 2010, o engenheiro eletrônico enfrenta a anomalia na ignição desde que passou a abastecer o carro com gasolina, em novembro do ano passado. “Deixei de usar etanol e notei que quando estava frio e com gasolina no tanque, o motor nunca pegava de primeira, só conseguia dar partida na segunda tentativa. Em dezembro, levei o Focus para a primeira revisão na concessionária Inova, na qual comprei o modelo. Relatei o ocorrido, disseram que iriam atualizar o módulo de injeção eletrônica para solucionar o problema, mas não resolveram”, reclama Parreiras.

Em janeiro, o Focus foi novamente levado pelo engenheiro à Inova, mas desta vez com o único objetivo de sanar a anomalia. “O consultor técnico disse que eu deveria deixar o carro pernoitar na oficina. No dia seguinte, ele me ligou dizendo que a central havia sido reprogramada, e o carro estava pronto. Mas um dia depois o mesmo problema apareceu novamente e o consultor achou aquilo estranho”, diz o engenheiro.

Brenner então questionou a Inova sobre a razão da persistência da anomalia, e o funcionário da concessionária levantou a hipótese de entupimento de bicos injetores, fato que logo foi contestado pelo proprietário do carro. “No manual do Focus, a Ford explica que os bicos são autolimpantes. Ademais, só abasteço com combustível de qualidade e em postos com bandeira. Fiz o teste com gasolina aditivada, e a falha na ignição persiste”, refuta Brenner, que também acionou o Serviço de Atendimento da Ford e, por ter recebido uma resposta padrão do fabricante, resolveu reclamar da anomalia ao Estado de Minas.

RELATOS IGUAIS Numa comunidade de donos de Focus 2.0 flex, casos parecidos ao de Parreiras são relatados. André Alvarenga comenta que, ao retirar um Focus Sedan 2.0 flex automático zero-quilômetro da concessionária, o motor deu a partida rapidamente, mas, ao ser abastecido com gasolina aditivada, passou a demorar para ligar. “Ao dar a partida de manhã, o Focus só pegou na quarta tentativa. Pergunto, isso é normal?”, questiona Alvarenga. Outro proprietário do modelo, do Rio de Janeiro (RJ), acrescenta que “o meu Focus está com o mesmo problema. Com etanol, sempre parte de primeira. Já quando uso gasolina, e com motor frio, só sai na segunda ou terceira tentativa. Muito estranho mesmo”. Um terceiro dono de Focus, de Campo Grande (MS), insinua que, ao levar seu modelo 2.0 flex numa autorizada, foi diagnosticado que a origem da anomalia seria a bomba de combustível, que estava sem pressão e, por isso, foi substituída gratuitamente.

Passando-se por um proprietário do modelo, Veículos entrou em contato com duas autorizadas da marca em Belo Horizonte para saber se, de fato, o componente está sendo trocado como possível solução à anomalia. Na primeira concessionária ouvida, uma consultora revela que “tem alguns casos em que é preciso trocar a bomba, mas não são todos”. Em outra revenda Ford, o consultor alega que “já trocou bomba de Focus, mas é preciso agendar um serviço para checar a pressão, sendo necessário deixar o carro na concessionária por, no mínimo, dois dias”.

EXPLICAÇÕES Sobre os reparos feitos no carro de Breener, a Inova informa que o veículo foi novamente atendido e a “questão mencionada foi devidamente solucionada”.

Questionada, a Ford confirma a existência da falha na bomba de combustível, tanto com etanol ou gasolina no tanque, como nas versões equipadas com motor 1.6 flex, e aponta uma solução. “Analisamos vários casos de clientes que reclamaram desse inconveniente. Detectamos que havia sujeira no regulador de pressão da bomba. Então, desenvolvemos um novo sistema de filtragem com a Bosch”, revela o supervisor de serviços técnicos da marca, Reinando Nascimbeni. De acordo com o executivo, uma espécie de pré-bomba de combustível está sendo instalada nas concessionárias, que já receberam um boletim informativo a respeito. “Percebemos também que nos ambientes em que a temperatura era menor de 18°C e o tanquinho flex entrava em ação, o motor do Focus flex pegava imediatamente”, acrescenta Nascimbeni.