O Ford EcoSport foi o precursor da onda dos utilitários no país, pois os preços dos importados limitam bastante o sonho de ter um para a maioria dos consumidores. A Renault copiou o receita e aposta no Duster, que é derivado da família Logan/Sandero, para se firmar no mercado nacional. Lançado em 2003, o EcoSport está na segunda geração e o Duster chegou no ano passado.
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» Espaço interno
A vantagem do Duster é nítida. O utilitário da Renault tem 15 centímetros a mais de distância entre-eixos – um dos fatores determinantes para o bom aproveitamento no habitáculo. Por isso, o espaço no interior é muito maior, sendo uma característica da linha Logan/Sandero/Duster. Três adultos se acomodam muito bem no banco traseiro do Duster, enquanto o espaço do EcoSport é mais limitado e três ocupantes se apertam lá atrás.
EcoSport 5
Duster 9
» Porta-malas
Outra vantagem enorme do Renault, que tem 150 litros de vantagem sobre o Ford. O porta-malas do EcoSport aumentou na geração atual, mas a capacidade não faz frente à do Duster.
EcoSport 6
Duster 9
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» Câmbio
As relações de transmissão estão bem definidas nos dois modelos e os engates do câmbio são precisos, fáceis e o curso da alavanca é curto tanto no EcoSport quanto no Duster.
EcoSport 8
Duster 8
» Suspensão/direção
Se a suspensão do Duster é muito superior em conforto e estabilidade, a direção vibra em manobras e é pesada, provocando desconforto. Falta uma calibragem adequada. Além disso, tem apenas regulagem em altura. No EcoSport há também a de distância e a assistência elétrica do EcoSport torna a direção mais leve e prática. A suspensão do Eco transfere mais as imperfeições e provoca instabilidade direcional no asfalto ondulado.
EcoSport 7
Duster 7
» Motor/desempenho
Os valores de potência são idênticos e o Ford leva ligeira vantagem no torque. Os desempenhos são praticamente os mesmos e perdem bem com carga máxima e ar-condicionado ligado, mas não chegam a decepcionar.
EcoSport 8
Duster 7
» Estilo
Quesito subjetivo. O Ecosport faz o gênero bonitinho, com muitos recortes que parecem inspirados nos modelos coreanos. E o Duster é parrudo e com estilo mais agressivo.
EcoSport 8
Duster 8
» Ergonomia
Boa nos dois modelos, com acertos e mazelas. Se o estepe do EcoSport fica na tampa do porta-malas e exige muito esforço para ser manuseado, o do Duster fica sob a carroceria e a complicação é a mesma. Nada prático.
EcoSport 7
Duster 7
» Conforto/tecnologia
A vantagem é do Ford, com muito mais itens de conforto – encosto do banco traseiro regulável em quatro posições – e mais tecnologia, como o sistema multimídia Sync.
EcoSport 9
Duster 6
» Consumo
Equivalente nos dois modelos. O consumo com etanol na cidade e na estrada são muito parecidos e os dois não têm vocação para paradas frequentes em postos de abastecimento. Mas os motores 1.6 deveriam consumir menos.
EcoSport 7
Duster 7
» Acabamento/montagem
Ambos têm montagem irregular de algumas peças e o acabamento do painel é em plástico duro. Porém, há mais deslizes no EcoSport, com encaixes malfeitos.
EcoSport 6
Duster 7
» Segurança
As duas versões são equipadas com airbag duplo frontal e ABS. No banco traseiro, há três apoios de cabeça nos dois modelos, mas o Ford tem todos os cintos traseiros de três pontos, enquanto o central do Duster é abdominal. Além disso, o EcoSport é equipado com controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa justamente por causa da insegurança em pisos irregulares. Na lista de opcionais do Ford constam airbags laterais e de cortina.
EcoSport 9
Duster 6
» Custo/benefício
É boa nas versões avaliadas, que têm muitos itens de série. Porém, o EcoSport custa R$ 5 mil a mais.
EcoSport 8
Duster 9
» Resultado
EcoSport 88
Duster 90