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Ford cria conceito Start

Criado para o China Auto Show, o Salão de Pequim, o modelo se inspirou em clássicos puristas e traz o motor EcoBoost 1.0

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Ao projetar o conceito Start, a Ford manteve e mente que as ideias básicas de transporte e de simplicidade poderiam ser aliadas a um desenho atraente. Como inspiração para um design marcante, mas que mantivesse alguns ideais de purismo, os desenhistas da marca levaram ao estúdio um Porsche 356 Speedster e um Alfa Romeo Zagato SZ.

A inspiração clássica fica clara na carroceria de formas envolventes e simplista, marcado pelos faróis e lanternas rasgados, como nos antigos conceitos do Estúdio Ghia. Um vinco que parte da dianteira e se prolonga em descida até a traseira remete ao clássico de Stuttgart, cuja frente era muito mais alta que a traseira. E a linha do teto, com colunas laterais vazadas, lembra o conceito Volvo SCC de 2001, mas também remete ao teto flutuante do Zagato SZ.

Veja as fotos do Ford Start

O interior também traz um visual clean. O painel conta com um console central elevado, que deixa a alavanca de marchas bem a mão, dentro do estilo mais esportivo assegurado pelos instrumentos em copos individuais e pelos bancos estilo concha. O banco traseiro cede aos caprichos da forma e é do tipo envolvente, sem encostos de cabeça. Frisos vermelhos recortam e contornam os bancos e chegam até mesmo a atravessar o teto.

Atrás da pequena grade em boca está um novo motor da linha EcoBoost. Trata-se de um três cilindros 1.0 com turbocompressor. Embora a Ford ainda não tenha revelado detalhes do menor motor da gama, que ainda vai demorar um pouco para ser lançado, a marca adianta que o propulsor entrega números equivalentes aos de um 1.6 aspirado. Com a vantagem de consumir menos e emitir menos de 100 g de dióxido de carbono por km rodado.

As lanternas são rasgadas como os faróis e se mesclam com as linhas arredondadas



A ecologia também está presente na forma de construção. Para assegurar uma maior eficiência do conjunto, a estrutura do Start é construída em aço de alta resistência e alumínio. As placas da carroceria são feitas em material composto reciclável. Os painéis internos são construídos em sisal. Até os pneus e as rodas de alumínio prensado são mais leves. Com tudo, o Start pesa 140 kg a menos que um modelo convencional. Além de embelezar o estande da Ford no Salão de Pequim, o Start também pode estar nas ruas em poucos anos: o carro pode dar origem ao novo carro mundial da marca.