A Ford apresentou o Ka Freestyle, o seu novo modelo global que será vendido em 120 países e se posiciona entre o Ford Ka e o EcoSport. O diferencial do Freestyle, apresentado pela montadora como veículo utilitário compacto, é a altura em relação ao solo. A estratégia da Ford é semelhante à adotada pela Renault com o Kwid, ou seja, um olhar no desejo dos consumidores pelo SUVs, e a grande procura por carros mais altos, para enfrentar os desafios do trânsito urbano de cidades com buracos, lombadas e inundações sem abrir mão da praticidade de um hatch.
Em relação ao Ka tradicional, o Freestyle tem detalhes que deixam o modelo com visual trilheiro, como spoilers, máscara negra nos faróis, rack de teto e rodas de liga-leve de 15 polegadas. Ele será equipado com a central multimídia Sync, com tela de 6,5 polegadas, disponível só em modelos maiores, como o Fiesta e o EcoSport. A nova versão foi desenvolvida pela Ford brasileira e será produzida também na Índia, onde foi chamado apenas de Ford Freestyle.
Não foi revelada nenhuma especificação do modelo como motorização, dados técnicos e preço. Ele será produzido na fábrica de Camaçari (BA) utilizando a plataforma do Ka e começará a ser vendido a partir do segundo semestre. Apesar de trazer o visual mais robusto, o novo modelo trouxe dúvidas em relação ao Ka Trail, opção aventureira já existente na gama. Segundo a Ford, o Trail não sairá de linha com a chegada do FreeStyle. Entre os rivais apontados pela montadora para o Freestyle, estão versões aventureiras de outros hatchs, como Onix Activ, Sandero Stepway e Hyundai HB20X, além do Renault Kwid.
[FOTO3]