O Fiat Punto foi lançado este ano em quatro versões de acabamento e duas motorizações. O modelo agrada pelas linhas bonitas da carroceria, criada pelo renomado designer italiano Giorgetto Giugaro. Sucesso de vendas na Europa, o Punto segue o mesmo caminho no Brasil. A segurança é o destaque do carro, e a Fiat, em boa hora, foi a pioneira em reduzir o preço de airbag e freios ABS, vendidos em único pacote, como forma de incentivar o uso dos equipamentos no Brasil. Outras montadoras adotaram a mesma política.
A suspensão do Punto é um dos pontos de destaque, conjugando estabilidade e conforto como poucos automóveis. O acabamento interno é muito bom, com uso de plásticos de qualidade. A tecnologia está presente no compacto, como a "Blue&Me", um sofisticado sistema que permite chamar e atender ligações telefônicas e até receber mensagens eletrônicas por comando de voz, e diversas outras configurações. A deficiência do modelo é a motorização: o 1.4 é pouco para o carro e o 1.8 tem consumo elevado.
O Punto concorreu com outros dois lançamentos nacionais - o Chevrolet Vectra GT e Renault Logan. O primeiro é um Astra hatch, que de esportivo tem apenas o nome, e o segundo carece de tecnologia, tanto que é vendido no Brasil sem opção de ABS, instalado no modelo produzido aqui e exportado para Mercosul e o México.
A escolha do "Melhor do Ano" é realizada pelas equipes de jornalismo especializado dos jornais Estado de Minas e Aqui, da Rádio Guarani e TV Alterosa.
Anos anteriores | |
1999 | Honda Civic |
2000 | Mercedes Classe A |
2001 | Ford Focus |
2002 | VW Polo |
2003 | Toyota Corolla |
2004 | VW Fox |
2005 | Fiat Idea |
2006 | Renault Mégane |
Leia e assista ao testes do Punto ELX 1.4 Flex e Punto 1.8 Sporting no Veja Também, no canto superior direito desta página.