Depois de ter sido lançado na semana passada, em Buenos Aires, capital da Argentina, o Fiat Punto começou a ser vendido nesta quarta-feira, nas concessionárias Fiat de todo o Brasil. O hatch esportivo tem quatro versões disponíveis no mercado brasileiro. O modelo de entrada é o 1.4, com o preço sugerido de R$ 37,9 mil. Em seguida, existem as opções 1.4 ELX ( R$ 41,6 mil), 1.8 HLX (R$ 44,4 mil) e Spoting 1.8 (51,9 mil), top de linha.
Todas as alternativas de acabamento possuem em comum alguns equipamentos de série, como computador de bordo, vidros e trava elétricos, banco do motorista com regulagem de altura, desembaçador e limpador do vidro traseiro, entre outros itens. Os outros acessórios variam de acordo com a versão.
Segundo o assessor técnico da Fiat, Carlos Henrique Ferreira, produção do Punto teve início na semana passada, em Betim, e a montadora traçou uma meta de fabricar, até o final do ano, 2,5 mil unidades para o mercado interno e mil para a exportação. Com exceção do Chile, México e República Dominicana, que já comercializam o Punto europeu desde o final do ano passsado, todos os outros países lantino-americanos vão receber o carro. "Com o Punto, queremos oferecer mais uma opção no segmentado mercado brasileiro, vamos buscar novos clientes", destacou Carlos Henrique. Na Europa, com o nome de Gande Punto, o veículo circula nas ruas e estradas, desde 2005.
Concorrência
A chegada do Fiat Punto vai aumentar a oferta de hatches esportivos no mercado. Quem sai no lucro são os consumidores. Os concorrentes das versões 1.4 serão o Citroën C3 e o Polo, da Volkswagen. A 1.8 também enfrentará um páreo duro pela frente. Vai concorrer com o Golf, também da Volks, e o Chevrolet Astra.