UAI

Fiat 500 é lançado no Brasil

Subcompacto polonês chega com preços entre R$ 62.870 e R$ 68.970

Publicidade
Foto:

Julio Cabral

Após muita antecipação, finalmente chega ao Brasil o Fiat 500. O subcompacto, dotado de design retrô, vem com preços a partir de R$ 62.870, um ligeiro aumento face os R$ 61.900 divulgados anteriormente, um acréscimo motivado pelo menor desconto do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI. O modelo foi lançado originalmente em 2007, ano em que se comemorou os 50 anos da criação do Cinquecento original. As dimensões são mais do que compactas: 3,55 metros de comprimento, 1,63 m de largura, 1,49 m de altura e 2,30 m de entre-eixos, com espaço para quatro ocupantes e porta-malas de 185 litros.

Veja mais fotos do Fiat 500!

No Brasil está disponível inicialmente apenas o motor 1.4 16V a gasolina aspirado, com 100 cv de potência a 6 mil rpm e 13,4 kgfm de torque a 4.250 rpm. Há duas opções de câmbio: um manual tradicional de seis marchas e um automatizado Dualogic com cinco velocidades com trocas sequenciais e borboletas no volante. A direção elétrica tem dois modos de ajuste, normal e esportivo.

Você gostou do Fiat 500? Comente!



São duas as versões de acabamento, que podem vir tanto com a caixa manual quanto a Dualogic. A configuração básica é a Sport, que traz de série direção elétrica Dual Drive, CD/MP3 com viva-voz Bluetooth, função Sport para o motor e direção, trio elétrico, sistema de auxílio a arrancada em subidas, faróis de neblina, sensor de estacionamento, banco bipartido, volante em couro com comandos do rádio – e do câmbio com o Dualogic –, alarme com controle remoto e rodas de liga-leve aro 15 com pneus 185/55. Em segurança estão presentes sete airbags – dois frontais, dois laterais, dois do tipo cortina e um para os joelhos do condutor , controles eletrônicos de tração e de estabilidade e freios ABS com EBD. Com câmbio Dualogic, a Sport sai por R$ 66.930.



A top Lounge acrescenta entre os itens, teto fixo de vidro, ar-condicionado automático digital, banco do motorista com regulagem de altura, retrovisores externos cromados, volante em couro exclusive. Com câmbio manual, o 500 Lounge parte de R$ 64.900, valor que sobe para R$ 68.970 com o Dualogic. Os opcionais são os mesmos em ambas versões: rodas aro 16, teto solar elétrico Sky Wind, retrovisor eletrocrômico e bancos de couro – com regulagem de altura para o do motorista na versão Sport.

O estilo romântico da carroceria é replicado no interior, onde o painel recebe uma faixa na cor da carroceria e os bancos possuem acabamento bicolor. Além disso, outras referências ao 500 estão presentes, como os instrumentos e as maçanetas. O painel de instrumentos é composto por um conjunto unificado de velocímetro em grande escala com o conta-giros no centro, em menor tamanho. O câmbio possui alavanca elevada, incrustada no painel. O estilo pode ainda ser personalizado, com spoilers, saias laterais, aerofólio, frisos cromados, além de faixas e adesivos, entre outros. Tudo dentro da proposta de um carrinho caro, mas com muito estilo. A exclusividade vai ser garantida pelas vendas, projetadas pela Fiat em 250/300 unidades mensais. Nesse ritmo o primeiro lote trazido de 500 carros, não deve durar muito.

Ficha técnica do Fiat 500 1.4 16V

Motor: 1.4 16V a gasolina com duplo comando de válvulas no cabeçote
Potência: 100 cv a 6 mil rpm
Torque: 13,4 kgfm a 4.250 rpm
Câmbio: manual de seis marchas ou automatizado com cinco marchas
Freios: a discos ventilados na dianteira e discos rígidos na traseira com ABS e EBD de série
Rodas: de alumínio aro 15 com pneus 185/55
Dimensões: 3,54 metros de comprimento, 1,62 m de largura, 1,49 m de altura e 2,30 m de entre-eixos
Porta-malas: 185 litros
Tanque de combustível: 35 litros
Peso: 930 kg manual/935 kg Dualogic
Desempenho e consumo anunciados:
Aceleração de zero a 100 km/h: 10,5 segundos
Velocidade máxima: 182 km/h
Consumo cidade de 13 km/l e estrada de 17 km/l