Julio Cabral
Em fase de lançamento no Brasil o Fiat 500 ganhou uma versão de Rally que deixou ainda mais “venenosa” a já preparada configuração Abarth. Batizado como 500 Abarth R3T, o modelo foi apresentado oficialmente durante o rally italiano de Sanremo. Para enfrentar as pistas no grupo R3T de carros com motor de até 1.600 cm³ com turbocompressor, o subcompacto ganhou ainda mais rendimento em seu motor 1.4 sobrealimentado. O pequeno bloco passou a render saudáveis 182 cv a 5.500 rpm, 20 cv a mais do que a versão Essesse de rua.
É claro que não apenas o motor passou por modificações. O estilo retrô simpático e compacto se tornou mais agressivo com a instalação de quatro potentes faróis de longo alcance na dianteira, sensação fortalecida pelo defletor traseiro com dois generosos canos de escapamento. A suspensão é totalmente ajustável, até mesmo em altura, geometria e amortecedores. As rodas aro 17 são da OZ, de múltiplos raios. O câmbio mecânico de seis marchas deu lugar a uma caixa sequencial com o mesmo número de velocidades. Os discos são da Brembo, ventilados na dianteira e rígidos na traseira.
Em segurança o interior recebeu reforços, com uma gaiola de proteção e bancos do tipo concha com cintos de seis pontos. E o peso é de apenas 1.080 kg, o mínimo exigido para competir nessa categoria. O modelo irá estrear em uma categoria promocional monomarca em 2010.