Geórgea Choucair, do Estado de Minas
Consórcio de motos, de carro e marcas como Honda e Ferrari são os novos atrativos dos shoppings populares para chamar a atenção do consumidor. As empresas estão apostando na multidão de funcionários e clientes que passam diariamente pelos empreendimentos populares para montar seus estandes de veículos e alavancar vendas. A Ferrari está exposta no Xavantes só como vitrine para atrair a clientela. ?As pessoas gostam de ver produto de rico. Se eu puser um Fusca em exposição, ninguém olha?, brinca o administrador do Xavantes, Leonardo Furman.
O estande de motos da marca Honda da MinasMotos, no Oiapoque, é hoje um dos líderes de vendas da empresa. O estande já vendeu motos para mais de 450 pessoas e 115 foram contempladas pelos consórcios. Os preços vão de 4,2 mil a R$ 37 mil. As prestações dos consórcios vão de 12 a 72 meses. "Estamos satisfeitos com as vendas, pois é o shopping mais movimentado de Belo Horizonte", afirma Gilmar Silva de Oliveira, responsável pelo estande da MinasMotos no Oiapoque. Segundo ele, cerca de 80% das vendas de motos são feitas por meio de consórcios. O financiamento é em parceria com bancos, como Finasa, Honda, Itaú e Panamericano. Segundo Gilmar, cerca de 30% do movimento no estande é de pessoas que trabalham dentro do próprio shopping.
O vendedor Humberto Jorge de Almeida foi contemplado com a moto no consórcio do Shopping Oi. Ele paga cerca de R$ 200 de mensalidade e deu um lance de R$ 1,1 mil para adquirir a moto, que vale cerca de R$ 5,38 mil. O seu consórcio é de 36 meses. O vendedor José Maria dos Santos também comprou uma moto no Shopping Oi. Ele tem um box no empreendimento e aproveitou para fechar o negócio. Pagou R$ 8 mil à vista. "Para eu comprar aqui ficou mais fácil. E prefiro à vista, pois muitas vezes é difícil comprovar renda", diz.
No Uai Shopping, em frente à rodoviária, há consórcio de veículo Volkswagen, da Fiat e de moto. "É importante ter esse tipo de negócio no shopping, pois agrega valor. E o carro é hoje um sonho de consumo acessível a qualquer pessoa", afirma Wanderley Cruz, superintendente do Uai, que recebe diariamente de 10 a 12 mil pessoas por dia. "E as vendas acontecem não só para o público, como também para os trabalhadores das lojas", afirma.
A exposição da Ferrari no Xavantes começou há 15 dias. O veículo está protegido por um vidro ao redor. "É para chamar a atenção. Tem gente de todos os lados. Um cliente baiano chegou a chorar na hora que viu o carro", diz Furman, administrador do shopping. Segundo ele, a abertura de novas lojas e a Ferrari em exposição elevaram em 30% o movimento do empreendimento nos últimos dias. "Vamos sortear um Uno Mille zero no Natal, para as compras acima de R$ 20. Para ele, no entanto, ninguém olha", observa Furman.
Popular com luxo
Os shoppings populares estão estendendo o tapete vermelho para a clientela. Além de inserir marcas fortes nos corredores, apostam em promoções agressivas, infraestrutura mais forte, em cursos para vendedores e estimulam os comerciantes a formalizar o negócio. O Oiapoque já passou por diversas ampliações, com escada rolante, cooperativa de compras, e estimula os ex-camelôs a se tornarem empreendedores formais. O Xavantes vai pelo mesmo caminho, com desfile de moda na rua e sorteio de veículos em datas comemorativas.