UAI

Fenabrave: venda de veículos sobe 11,35% em 2009

As vendas de veículos novos atingiu 3.141.226 unidades ao longo do ano passado, com a liderança da Fiat

Publicidade
Foto:

As vendas de veículos novos no mercado brasileiro somaram 3.141.226 unidades em 2009, o que significa uma alta de 11,35% na comparação com 2008, segundo dados divulgados hoje pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Os dados incluem automóveis, veículos comerciais leves, caminhões e ônibus. No ano fechado, considerando apenas automóveis e veículos comerciais leves, as vendas de 3.009.482 unidades representaram uma alta de 12,66% ante 2008. Já a comercialização de caminhões e ônibus, com 131.744 unidades em 2009, mostrou 11,95% de queda em relação ao ano anterior

Segundo a Fenabrave, em 2009 foram vendidas 1.609.251 motocicletas, o que representa um decréscimo de 16,42% na comparação com o ano anterior. O comércio de implementos rodoviários englobou 40.254 unidades em 2009, o que indica uma baixa de 21,59% ante 2008. Ao levar em conta o desempenho de todos os segmentos analisados pela Fenabrave, o setor automotivo vendeu 4.843.030 unidades em 2009, com 0,13% de queda ante 2008.

Em dezembro, o comércio de veículos subiu 16,41% ante novembro de 2009, para 293.030 unidades. Comparativamente a dezembro de 2008, mês bastante afetado pela crise financeira global, houve um salto de 50,62% nas vendas. Somente levando-se em conta automóveis e comerciais leves, as vendas de 277.944 unidades representaram uma alta de 16,54% em dezembro ante o mês anterior. No confronto com dezembro de 2008, o acréscimo foi de 51,12%. A comercialização de caminhões e ônibus, com 15.086 unidades em dezembro, mostrou avanço de 14,15% na base mensal e de 41,91% ante dezembro de 2008.

Considerando todos os segmentos analisados pela Fenabrave, incluindo motos e implementos rodoviários, as vendas totalizaram 460.617 unidades em dezembro, um avanço de 17,25% ante novembro e de 33,34% no confronto com dezembro de 2008.


Fiat lidera vendas com 24,49% do mercado de carros

Dados divulgados nesta terça-feira pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que a Fiat liderou com 24,49% as vendas de automóveis e comerciais leves em 2009. A Volkswagen aparece na segunda posição, com 22,74%, seguida da General Motors (GM), com 19,79%. A Ford, com 10,10%, figura na quarta posição, seguida pela Honda, com 4,18%

Considerando somente a categoria automóveis, a Volkswagen vem na dianteira com 25,26%, enquanto a Fiat teve 24,99% desse mercado no ano passado. A GM vem na terceira posição com 20,26% dos emplacamentos de automóveis em 2009. Quando o foco recai sobre a venda de comerciais leves, a liderança é da Fiat, com 22,13%, seguida por GM (17,58%), Ford (13,01%) e Volks (10,98%).