Uma das situações mais estressantes para quem dirige à noite em estradas é não enxergar em tempo hábil um pedestre no acostamento ou mesmo na beira da estrada. O risco de atropelamento é muito maior à noite do que de dia. Estudos no exterior, como o do Instituto de Pesquisas de Rodovias Federais Alemãs, apontam que cinco vezes mais pedestres morrem à noite do que durante o dia. Embora apenas 20% das viagens rodoviárias ocorram à noite, esse período responde por 40% dos acidentes fatais.
Graças ao avanço da eletrônica de bordo, desde 2005 o Mercedes-Benz Classe S traz o assistente de visão noturna, um dispositivo capaz de detectar pessoas além da distância de alcance dos faróis. Raios infravermelhos avaliam a emissão de calor de humanos e projetam a silhueta em um mostrador no quadro de instrumentos. No final do ano passado, o fabricante alemão anunciou a evolução desse sistema, que chegou em meados deste ano aos mercados europeus como dispositivo adicional de série.
Trata-se de um facho de luz específico, semelhante ao de canhões de luzes nos espetáculos artísticos, capaz de iluminar o pedestre com a dupla função de melhorar a visibilidade do motorista e advertir o próprio pedestre sobre a aproximação do veículo. Estudos mostraram que esse tipo de sinalização é perfeitamente entendido e diminui os riscos de atropelamento noturno.
COMBINAÇÃO Para desenvolver esse recurso extra de segurança utilizou-se uma complexa combinação de recursos tecnológicos e de programas de coordenação a bordo. Um emissor de raios infravermelhos invisíveis, colocado junto aos faróis do automóvel, pode detectar a presença de uma pessoa a até 80 metros de distância. A câmera colocada no alto do para-brisa capta precisamente o que está acontecendo na frente. A projeção da imagem no quadro de instrumentos possibilita ao motorista ver pedestres, ciclistas ou obstáculos.
Uma segunda câmera, já existente para controle automático de distância e de faixas na estrada, capta se o carro está sendo dirigido à noite, numa estrada ou na cidade, e se algum veículo se aproxima em sentido contrário. Uma unidade de monitoração e controle decide se é possível advertir o pedestre por meio de um facho específico, sem causar qualquer tipo de ofuscamento em outros usuários da estrada. Executados em frações de segundo, os cálculos são a garantia de que nada irá perturbar o fluxo de trânsito ou comprometer a visibilidade dos demais motoristas.
ADVERTÊNCIA O sistema possibilita emitir até quatro sinais de advertência dentro do cone de iluminação projetado pelos faróis. Para evitar o ofuscamento do pedestre, há um gerenciamento inteligente, que faz com que o farol esquerdo se mantenha com facho alto, enquanto o direito muda para o baixo. Se ele desaparece do alcance da câmera por ter se afastado da borda da estrada ou porque o carro já o ultrapassou, o facho alto direito volta automaticamente depois de cinco segundos. Dessa forma, o motorista pode ter sua visão e iluminação máximas da estrada restabelecida de forma rápida e segura.
Esse novo recurso de segurança ativa faz parte da evolução no sistema de iluminação dos automóveis, que se acelerou no começo dos anos 1990, com o advento das lâmpadas de xenônio, inicialmente apenas para o facho alto dos faróis.