O Ford Fiesta reestilizado vai chegar antes do esperado. O faturamento das primeiras unidades para as concessionárias está programado para abril, o que significa que, no máximo até maio, o carro deverá estar à venda. E o lançamento oficial, tanto para os revendedores como para a imprensa, poderá ser já em março e como ano/modelo 10/11. Até lá, o Fiesta atual continua sendo vendido normalmente, sendo descontinuado a partir da chegada do substituto. A princípio, chega o hatch, nas versões 1.0 e 1.6, mas fotos obtidas por Veículos mostram que o sedã também está pronto.
Diferentemente do que foi divulgado maciçamente, o automóvel não é idêntico ao representante do modelo na Índia, o Ford Figo. As fotos revelam que há grandes semelhanças, principalmente no “bocão” da dianteira. Mas os recortes são diferentes e são os faróis dianteiros que dão o tom diferenciado ao modelo produzido em Camaçari (BA). Na traseira do sedã, quase nenhuma diferença em relação ao modelo atualmente comercializado no Brasil. Apenas as lanternas ganham um toque translúcido, a exemplo do Fusion, no estilo tuning. As laterais também deverão ser mantidas.
O Fiesta deverá continuar sendo comercializado com os mesmos itens atuais, lembrando que a versão de entrada já vem com equipamentos como abertura do porta-malas e travas elétricas, alarme e regulagem de altura para o banco do motorista. Também será mantida a opção segura, recentemente adotada: desde o fim do ano passado, já para a linha 09/10 do Fiesta, a Ford passou a vender freios ABS e airbag duplo para a versão Class (ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros dianteiros elétricos) por R$ 3.050. Os preços também deverão ser mantidos, apenas com o acréscimo de restante da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), já que a garantia do governo para manutenção da redução do imposto é apenas até março.
Depois da reestilização deste ano, a Ford lança, em 2011, um Fiesta totalmente novo, provavelmente seguindo o modelo europeu, que deverá conviver com uma versão de entrada do modelo que chega em abril.
Outras novidades
Ainda antes da comercialização do Fiesta reestilizado, a Ford tem outros atrativos. O Novo Focus 1.6, com motor Sigma, começa a ser vendido já no fim deste mês. Unidades já foram faturadas para as concessionárias e estão em trânsito da Argentina para Camaçari, de onde serão distribuídas para o restante do Brasil. O Focus 2.0 flex é esperado para fevereiro ou março, quando também chega o EcoSport, com pequenas alterações de estilo, que vem sendo adiado desde setembro do ano passado.