UAI

Exclusivo - Brasileiro com pinta de europeu

Depois de quase um mês de tocaia, Veículos consegue registrar as primeiras imagens do Fiat Doblò 2010 sem disfarces. Multiuso será lançado no mercado em dezembro

Publicidade
Foto:

Versão Cargo revela a frente com faróis em formato ovalado e nova grade dianteira

O novo Fiat Doblò 2010 chegará oficialmente ao mercado em dezembro. Entretanto, depois de quase um mês na espreita para flagrar o modelo, a reportagem do Estado de Minas fotografa com exclusividade as novas versões ELX e Adventure com pequenos disfarçes e a Cargo sem camuflagem. As alterações deixam o multiuso com a mesma identidade visual do modelo europeu. A má notícia é que a sintonia vai durar pouco, já que o de lá ganhará nova geração ainda este ano. A reestilização do Doblò foi antecipada pelo Caderno Veículos em maio de 2008.

Elx/Hlx /Cargo

A principal mudança na dianteira dessas versões foi a adoção de novos para-choques, grade e faróis de refletor duplo. O modelo perdeu o farol dividido em duas partes, ganhando um formato mais ovalado. A grade também mudou, ficando parecida com a do Punto. Na traseira, a única mudança foi na disposição das luzes da lanterna, que manteve o mesmo formato. Já o interior ganhou novas forrações, também parecidas com as do Punto. Os comandos dos vidros elétricos sairão do painel e vão para os puxadores de portas. O desenho dos bancos não muda, mas os revestimentos são novos.

Adventure

Modelo preserva as molduras de plástico nas caixas de rodas e sistema de fixação do estepe com capa parecida com a do Idea



A versão aventureira terá o mesmo conjunto óptico dos irmãos, porém, os faróis terão máscara negra. A grade cromada será idêntica à usada na Strada e Palio Weekend Adventure, sendo que o para-choque terá os faróis auxiliares alinhados na parte inferior. Na traseira, as lanternas também serão iguais às das outras versões. A maior modificação na traseira fica por conta do estepe, que recebeu uma capa protetora parecida com a já usada no Idea Adventure. O interior da versão aventureira segue as mudanças adotadas nas outras versões. A principal alteração ocorreu no quadro de instrumentos, que ganhou novos grafismos. O modelo também será equipado com clinômetro, entretanto, o equipamento não ficará instalado no painel, como nas versões aventureiras de Palio Weekend e Idea. O acessório ficará alojado acima do retrovisor central, junto ao porta-trecos, instalado no alto da cabine.

Motorização

A principal novidade na motorização será a adoção do motor 1.4 Fire Flex de 85cv/86cv, que equipará as versões Cargo e ELX. Já o propulsor 1.8 da Powertrain será usado nas versões ELX, HLX e Adventure. Apesar de a linha do Doblò estar capacitada para receber os novos motores Tritec, o fabricante preferiu estrear a novidade em outro modelo.

Tritec

Os novos motores farão sua estreia em 2010, chegando em duas opções: 1.4 16V de aproximadamente 100cv e o 1.6 16V estimado em 130cv. Os dois motores já estão em testes em todos os modelos da linha Fiat e neles o destaque é para o uso de corrente no lugar da temida correia dentada.