Os números alarmantes de mortes em conseqüência da violência no trânsito motivaram a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2005, a estabelecer todo o terceiro domingo do mês de novembro como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito. Data em que são homenageadas as pessoas que morreram em virtude de acidentes de trânsito, além de suas famílias, e todos aqueles que de alguma forma tiveram suas vidas afetadas por essas tragédias.
Ao redor do mundo, entidades vinculadas à disseminação da cultura de segurança viária incentivam que governos e organizações civis realizem uma mobilização social para reivindicação de ações efetivas para a redução de vítimas e práticas sustentáveis de segurança no trânsito.
A data transcende o ritual de homenagem às vítimas para uma manifestação pela valorização da vida e aplicação de conceitos de cidadania.
Em Minas, o Detran planejou uma série de eventos especiais para a data. De acordo com a coordenadora de Educação no Trânsito, Maria Cecília Lopes de Abreu, a programação inclui a realização de uma ação social na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, que vai oferecer à população verificação de pressão arterial, teste de glicemia capilar, orientação sobre fisioterapia e nutrição e distribuição de material educativo.
A responsável pela Coordenação de Infrações e Controle do Condutor, delegada Inês Borges Junqueira, explicou que grande parte dos acidentes de trânsito é causada por motoristas embriagados. “Além do atendimento médico, que contará com o apoio dos profissionais do Hospital da Polícia Civil, estarão expostos na Praça da Liberdade veículos que se envolveram em acidentes”, ressaltou a delegada.
Paralelamente à ação social, será promovido um minuto se silêncio durante o jogo de futebol entre Cruzeiro e Atlético Paranaense, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, para lembrar as vítimas de acidente de trânsito. O Detran/MG também fez contato com diversas igrejas e congregações de todo o Estado para que a mensagem transmitida durante o culto/missa de domingo seja sobre o assunto.
“Além dessas ações, também foram programadas blitze durante o domingo. É preciso lembrar que a mortalidade não é a única consequência de um acidente de trânsito. As vítimas que sobrevivem podem carregar seqüelas para toda a vida”, explicou a coordenadora Maria Cecília.
DER
O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas (DER/MG), por meio da Gerência de Educação para o Trânsito da Diretoria de Operações, realizará blitz educativa no Km 14 do Anel Rodoviário, próximo ao Aeroporto do Carlos Prates, na segunda-feira (21), às 8h30. A blitz acontecerá por um período de três horas e será em homenagem ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito.
Durante a ação, técnicos e educadores da Gerência de Educação para o Trânsito e parceiros, dentre eles, Sest/Senat, Fetram, Bhtrans, Sindicato dos Motociclistas e Polícia Militar Rodoviária do Estado de Minas Gerais, distribuirão folhetos e conversarão com condutores e passageiros de veículos automotores sobre comportamento seguro no trânsito.
O principal objetivo da ação educativa é conscientizar motoristas da importância de se fazer uma viagem segura, preservando vidas.
Os números alarmantes de mortes em conseqüência da violência no trânsito motivaram a ONU, em 2005, a fixar todo o terceiro domingo do mês de novembro como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito. Nesta data são homenageadas as pessoas que morreram em virtude de acidentes de trânsito, além de suas famílias, e todos aqueles que de alguma forma tiveram suas vidas afetadas por essas tragédias.
Ao redor do mundo, entidades vinculadas à disseminação da cultura de segurança viária incentivam governos e organizações civis para a realização dessa mobilização social, reivindicando ações efetivas que reduzam o número de vítimas e programem práticas sustentáveis de segurança no trânsito.
Trata-se de uma data que tem o objetivo de ir além do ritual de homenagem às vítimas, com o propósito prático de ser uma manifestação pela valorização da vida e aplicação de conceitos de cidadania.