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Eurocopter faz a 500ª entrega do EC145

Produção do modelo segue em alta com vendas em todo o mundo e uma das vantagens é a autonomia, que permite voar entre São Paulo e Rio de Janeiro sem escalas

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A unidade número 500 do helicóptero EC145, produzido pela Eurocopter e comercializado, no Brasil, pela Helibras, acaba de ser entregue alcançando um novo marco para este modelo biturbina, que mantém sua produção elevada para atender a clientes de todo o mundo.

Além dessa unidade, a Pegaso Transportes Aéreos, maior operadora do golfo do México, recebeu, também, a unidade número 501 para utilizá-las no mercado de Oil&Gas. A empresa já opera outros 13 helicópteros EC145 e quatro versões BK117 (seu antecessor), devendo receber mais uma ainda este mês.

A entrega aconteceu na fábrica da Eurocopter de Donauwörth, Alemanha, onde o helicóptero foi construído. O EC145 número 500 chega ao cliente 10 anos após a entrega da primeira unidade, em abril de 2002. A cerimônia contou com a presença de Francisco Nicolas Gonzalez Diaz, embaixador do México na Alemanha, juntamente com representantes políticos e industriais e cerca de 600 funcionários da Eurocopter.

Um dos destaques do EC 145 é a boa capacidade de transporte de passageiros e cargas

"Esta entrega ressalta o sucesso global do EC145, resultado das capacidades e confiabilidade projetadas em todos os helicópteros da gama Eurocopter", disse Wolfgang Schoder, Vice-presidente de Programas Executivos da Eurocopter . "É muito apropriado que nós compartilhemos este marco com a Pegaso - um parceiro de longa data da nossa empresa, que também opera um centro de manutenção aprovado pela Eurocopter para o EC145 e EC135, no México".

A Eurocopter já entregou modelos EC145 para cerca de 100 clientes em 38 países, tornando-se um helicóptero de referência em bimotor de médio porte. No Brasil, existem atualmente cinco unidades em operação. %u201CEste modelo vem despertando o interesse em todos os segmentos de mercado, pelas suas possibilidades de operação em áreas restritas, como centros urbanos, maior capacidade de transporte de cargas e passageiros, bem como uma autonomia que permite, por exemplo, uma viagem entre São Paulo e o Rio de Janeiro sem paradas para abastecimento%u201D, analisa François Arnaud, vice-presidente Comercial e Marketing da Helibras.

Boa autonomia permite voo direto entre São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo

Beneficiado por sua flexibilidade e versatilidade, esta aeronave de asa rotativa é usada em todo o mundo em uma ampla gama de missões onshore e offshore - transporte aéreo para as indústrias de petróleo e gás, serviços de emergência médica, polícia, serviços públicos e transporte VIP, além de um constante crescimento em sua implantação para a manutenção de campos de turbinas eólicas.

Um dos maiores operadores do EC145 é o Exército dos EUA, que já recebeu mais de 200 dos 346 helicópteros previstos para aquisição como helicóptero utilitário leve de serviço militar, chamado UH-72A Lakota. O governo francês está operando 50 unidades em missões policiais, no serviço público e na Segurança Civil.

O EC 145 também exerce função de aeronave executiva