Em tempos de falta de carro, os consumidores João Feliciano Nunes, Marco Antônio Moreira de Barros e Luis Alberto Therisod conseguiram receber os modelos encomendados naquela que seria a última semana a vigorar a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Apesar do alento com a prorrogação do benefício até 31 de outubro, como as filas de espera conforme o modelo superam os dois meses, o faturamento garantido é sinal de desconto no bolso. “Nunca ganhei na loteria, mas teria que dar alguma sorte e foi agora”, comentou o arquiteto Luis Therisod enquanto esperava para receber o recém-comprado Fiat Grand Siena na Automax, na última quarta-feira. “Esperei cerca de 60 dias, mas tinham me pedido 120”, completou.
“O motivo de eu estar aqui foi a redução do IPI”, garantiu o economista Marcos Antônio Moreira de Barros, pronto para retirar a picape Toyota Hilux na Osaka, depois de enfrentar uma fila de espera de 40 dias. O cirurgião-dentista João Feliciano Nunes esperou bem menos – cerca de uma semana – pelo Toyota Corolla, mas também comemorava: “Aproveitei o desconto de IPI. Mas a verdade é que eu tinha uma picape e queria um carro menor para minha garagem e optei pelo Corolla. Minha filha tem um e meu vizinho também. As referências são as melhores possíveis”.
TOYOTA Para hoje, ainda vale, na Osaka, o bônus de R$ 2 mil oferecido em agosto para a linha flex, que pode ser convertido em acessórios ou serviços como emplacamento e contratação de seguro.
FIAT Toda a linha pode ser financiada em 60 meses, sendo a entrada de 40% e a taxa de 1,09%. Há taxa de 0,99% para o Bravo (50% de entrada/24 meses) e para o Siena EL 1.0 e 1.4 (50% de entrada/50 meses/início do pagamento em 60 dias). Não há juros para o Novo Uno (50%/12) e o Linea (70%/24).
HONDA Continua válida a taxa de 0,99% para veículos zero-quilômetro e usados a partir de 2008, com entrada de 20% e prazos de 24 ou 36 meses. E a Saitama mantém a promoção que dá, na compra de qualquer modelo zero (exceto CR-V), um brinde: ou IPVA ou bancos em couro ou um kit com sensor de estacionamento, tapete em carpete, películas escuras e protetor de cárter.
VW Taxa zero para os modelos Gol geração quatro e cinco (modelo antigo), Saveiro e Fox, com 50% de entrada e o restante em 12 meses. A Reauto vende o Gol geração quatro 12/13 a partir de R$ 21.990 e a Amarok Trendline cabine dupla (câmbio manual) 12/12, R$ 106 mil, ou a Highline (automática), R$ 122.900. A revenda ainda tem modelos 11/12 com descontos que chegam a R$ 5 mil, caso de uma SpaceFox.
CITROËN A Cheverny vende o C3 (modelo antigo) 12/12 a partir de R$ 34 mil, enquanto o C3 Picasso 12/13 com novo motor 1.5 (airbag duplo, freios ABS, rodas de liga leve) tem preço a partir de R$ 45 mil.
FORD Taxa zero para o Focus, o Edge e o Fusion (11/12), com 50% de entrada e prazos de 24 meses para os dois primeiros e de 36 meses para o Fusion. Começam a chegar as primeiras unidades da Ranger (flex) e a ser faturados os primeiros EcoSport (unidades já comercializadas no período de pré-venda). Na Pisa, o Fusion V6 4WD 11/12 (versão topo de linha com teto solar) custa R$ 95.900 nas cores preta ou prata; o Focus 1.6 GL 12/13, R$ 47.200 (pintura metálica); o Focus Sedan 2.0 GLX 12/13 (câmbio automático, bancos em couro, ar-condicionado digital/prata), R$ 60.900.
CHEVROLET Taxa zero para o Celta (60% de entrada/12 meses) e de 0,99% para o Classic (60%/48). O Agile LTZ (airbag duplo, freios ABS, trio elétrico, ar-condicionado, direção hidráulica, rodas de liga leve) custa a partir de R$ 39.990.
AMANHÃ As concessionárias não abrem. Este mês, estão autorizadas a funcionar nos domingos 16 e 30. No feriado da próxima sexta-feira estarão fechadas.