A PSA (Peugeot/Citroën) pegou uma carona na Rio%2b20 e apresentou, na última quarta-feira, dia 13, sua tecnologia híbrida, a primeira do mundo a combinar o uso de motores elétrico (traseiro) e diesel (dianteiro). Soluções tecnológicas pioneiras e premiadas que, além de levar o carro a rodar 26,5km/l, inovam até na arquitetura da opção 4x4: sem ligação mecânica entre os eixos dianteiro e traseiro, o carro fica mais leve e econômico. Além disso, a PSA mostrou também os resultados do seu centro de pesquisas brasileiro, que desenvolve (em conjunto com o Ladetel, da USP) biocombustíveis e já utiliza o B30 (30% de biodiesel) nos motores diesel.
Para demonstrar a tecnologia HYbrid4, a PSA trouxe para o Brasil o Peugeot 3008 e o Citroën DS5. O “pulo do gato” desenvolvido pela engenharia da empresa está numa tecla central, no console, onde o motorista pode optar por quatro regimes de funcionamento:
1 Automático Nesse modo econômico, o carro roda só com motor elétrico até 70km/h, desde que o motorista não pise fundo no acelerador. Ao tirar o pé ou frear, a bateria é recarregada. Ao exigir mais do carro, o motor a combustão (diesel) entra em ação.
2 ZEV (Elétrico, sem emissões) Para rodar no trânsito urbano, essa opção vai até 60 km/h usando energia elétrica, com autonomia de 3 a 4 quilômetros. O diesel só entra em funcionamento se o motorista acelerar forte ou se a bateria descarregar.
3 Sport Essa é para quem quer desempenho, pois entram 200cv de potência conjugados (163cv do motor diesel turbo e 37cv do elétrico). O motor a combustão sobe a giros mais elevados e as trocas de marchas são mais rápidas.
4 4x4 Para tracionar as quatro rodas, os dois motores trabalham simultaneamente: o diesel movimenta o eixo dianteiro enquanto o elétrico leva força para as rodas traseiras.
PIONEIRO O projeto da PSA foi já recebeu inúmeros prêmios internacionais, pois tem soluções pioneiras e muito bem boladas para reduzir o consumo e as emissões de C02 em até 30% em relação ao motor diesel tradicional, com apenas 99g por km.
O motor diesel tem dois litros de cilindrada, turbinado, e alternador conjugado com motor de arranque (“alternarranque”), além do sistema Start-Stop que o desliga automaticamente nas paradas. O câmbio de seis marchas é automatizado (o automático tradicional aumentaria o consumo), desenvolvido pela Magneti Marelli, e semelhante ao Dualogic, da Fiat, ou I-Motion, da Volkswagen. O motor elétrico é alimentado por baterias de alta tensão do tipo N-MH (níquel metal hidreto). Interessante resultado da combinação diesel-elétrico com o câmbio automatizado é o fim do “tranquinho” na passagem de marcha: a interrupção de torque no motor a combustão é compensada pelo elétrico que continua ativo no eixo traseiro.
Com longa experiência em veículos elétricos e a combustão (a PSA tem uma joint venture com a BMW para o desenvolvimento de motores e carros híbridos), a empresa já anuncia novas gerações de híbridos, entre eles os recarregáveis na tomada (plug-in).
(*) O jornalista viajou a convite da PSA Peugeot Citroën.