UAI

Educação - Carro na academia

Curso de design automotivo está aberto ao público e dá aos alunos formação em campos específicos para o setor, como modelagem aerodinâmica e ergonomia e materiais

Publicidade
Foto:

Lucas Prata saiu do Espírito Santo para poder se especializar em design automotivo

Quando foi criado, há dois anos, o curso de especialização em design automotivo da Fumec, na zona sul da capital, era o primeiro do país especificamente voltado para a área de projeto de automóveis. A idéia surgiu da lacuna na formação identificada pelo professor Luiz Dutra. Ele próprio, que já trabalhou como designer na área de transportes, com mais de 30 anos de experiência, lembra que a única maneira de aprender a projetar carros era projetando. “Os profissionais chegavam ao mercado sem conhecimento de estrutura, aerodinâmica e materiais. Além disso, o acesso a esse conhecimento era restrito, e não havia como formar um portfólio ou currículo na área automotiva”, elabora.

A primeira turma contou com público heterogêneo, incluindo profissionais já consagrados em suas áreas de atuação, mas que nutriam paixão por automóveis, até jovens que conseguiram se posicionar no mercado de trabalho. Mas, quando chegou o momento de formar a segunda turma, a coordenação do departamento de design de produto da Fumec transformou o curso em uma extensão universitária. De acordo com Luiz Dutra, para permitir a freqüência por parte de alunos de graduação que querem complementar seu currículo antes de se formar. Uma iniciativa que deu certo para os alunos.

Estímulo
Lucas Prata, aluno do 7º período de design de produto, já cursava universidade no Espírito Santo, mas transferiu sua matrícula para Belo Horizonte, exatamente pela possibilidade de complementar o currículo. "Atrasei minha formatura, mas vale a pena para já ter a especialização. A outra forma de entrar no mercado seria pela engenharia, mas acaba limitando a criatividade", pondera. Para André Guimarães, também no 7º período de design de produto, a especialização no setor automotivo até influenciou sua escolha de graduação. "Quando comecei a faculdade, ainda não havia a extensão em design automotivo, mas eu sabia que a universidade estava querendo implantar a matéria. Isso fez diferença na hora de escolher a graduação", explica.

Ao longo do período letivo de cinco meses, os estudantes têm aulas nas áreas de aerodinâmica, rendering (produção de ilustrações digitais), modelagem em argila, tendências de estilo e ergonomia. Mas sempre com muito estímulo ao desenho à mão livre para exercer a criatividade. No final devem produzir uma maquete em escala 1:5 de um veículo.

O professor ressalta, no entanto, que o curso é aberto ao público em geral, e não apenas a estudantes da escola. Basta apenas ter afinidade com a área de desenho e escrever uma carta de intenção explicando os motivos do interesse e o que esperam do curso.

Serviço
O curso de extensão em design automotivo tem carga de 180 horas, com aulas às segundas-feiras à noite e aos sábados. As inscrições vão até o dia 29, na tesouraria da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Fumec - Rua Cobre, 200, Cruzeiro, telefone: (31) 3228-3133.