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Dilema - Ar-condicionado ou freios ABS?

Que equipamento você instalaria no carro? Veículos fez essa pergunta a mais de 100 motoristas e 56% optaram por segurança. Já 65% dos internautas preferem conforto

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Freios ABS, pela segurança, Lidiane Martins de Carvalho, professora

Uma das mais fortes justificativas das montadoras de veículos para não vender freios ABS e airbags como opcionais em toda a linha de veículos é a falta de interesse do consumidor. Recentemente, na reportagem publicada em 25 de julho, o caderno Veículos, do jornal Estado de Minas, mostrou que o Fiat Palio Fire é o único automóvel de entrada produzido no Brasil que tem esses equipamentos na lista de opcionais. Mesmo assim, os freios ABS não podem ser adquiridos separadamente, mas somente com o kit Celebration 2, que custa R$ 5.079 (sem o valor do ABS). Mas, se pudesse ser comprado de maneira isolada, o sistema de freios que evita o travamento das rodas seria vendido, para esse carro, por R$ 2.744, cerca de R$ 1 mil a menos que o ar-condicionado (R$ 3.775). Desafazendo o mito de que o sistema é o mais caro dos opcionais e tendo em vista a inauguração de uma linha na fábrica da Bosch, em Campinas (veja matéria na página 6), quarta-feira, que dá inicio à produção de freios ABS no Brasil, Veículos foi às ruas saber a preferência do consumidor.

Foram 131 entrevistados em diversas regiões de Belo Horizonte: de olho na segurança, 56% disseram que optariam pelo sistema de freios ABS. A mesma consulta foi feita pela internet, pelo portal Vrum, esta semana, e o resultado foi bem diferente: 65% clicaram no ar-condicionado.

Conhecimento
Num ponto de táxi da Avenida Amintas de Barros, em Venda Nova, na capital mineira, depois de indagados, alguns taxistas começam a discutir o tema. "Como funciona o ABS?", pergunta um deles. "Acho que freia a mesma coisa", responde o colega. "Que nada, ele não deixa você arrastar", retruca o outro. Por fim, alguns taxistas se afastam e os irmãos Nilson e José Moreira da Silva e o colega Geraldo Moreira acabam por concluir que é melhor optar pelo ar-condicionado. Já a professora Avany Pazzini, do outro lado da cidade, no Bairro São Bento, escolhe o ABS, depois de perguntar sobre seu funcionamento: "Se é mais seguro, lógico que prefiro o ABS".

Freios ABS. O ar é só conforto mesmo. Já tive carro com ABS e é bem melhor, Vicente de Paulo dos Santos, comerciante

"Tenho medo da manutenção do ABS ser cara, então fico com o ar. Mas se tiver certeza de que é barata, fico em dúvida, pois acho que a segurança é mais importante", acrescenta o taxista Márcio Maoá de Souza. Reações como essas reforçam a opinião de especialistas, como o colaborador do Comitê Veículos de Passeio do Congresso SAE-Brasil 2007 (da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) Sérgio Ricardo Fabiano, que acredita que a divulgação dos benefícios que os equipamentos de segurança oferecem faria aumentar a preferência do consumidor.

Consciência
"O ABS é hoje um dos equipamentos mais importantes no carro, assim como os airbags. Ambos deveriam ser de série nos carros", afirma Ronaldo Gomes, que trabalha com serviços gerais, abordado próximo a Rua Padre Eustáquio, em BH. "O ABS dá mais segurança nas frenagens e o carro pára mesmo. O próximo carro que eu for comprar vai ter", diz o corretor de imóveis Antônio Marcos, apoiado pelo colega Valmir Cerdeira.

Pela lógica, o ABS; pelo calor, o ar, disseram muitos. Outros, porém, lembraram a importância do ar-condicionado também na segurança. "O ar hoje é conforto e segurança, porque você não pode andar com o vidro aberto. Por mais que o ABS seja questão de segurança, o ar acaba sendo mais importante na cidade", ponderam os estudantes de engenharia de controle e automação Viktor Eduardo Abu Kamel e Thiago Leite Lago.