UAI

Dia Mundial do Rock: veja 7 carros em homenagem à música

Festivais de música, bandas e canções já serviram de inspiração para a indústria automobilística

Publicidade
O nome da edição especial aparece nas laterais
O nome da edição especial aparece nas laterais Foto: O nome da edição especial aparece nas laterais

O rock tem tantos fãs que recebeu até um dia do ano como homenagem: é justamente hoje, 13 de julho. É verdade que esse estilo musical já não é mais tão popular quanto antes, mas cativa um público fiel. Tanto que até a indústria automobilística o associa a determinados produtos, para ajudar na imagem e, consequentemente, nas vendas deles.

Carros que têm tudo a ver com o dia mundial do Rock

Para celebrar o dia mundial do rock em grande estilo, o VRUM relembra 7 carros que estão relacionados a essa temática. Aperte o cinto, ligue o som e curta o listão!

1- Volkswagen T-Cross The Town

volkswagen t cross the town 2024 azul de frente estatico no estudio
Edição especial The Town, limitada a 2.000 veículos, faz homenagem a festival de música

O mais recente veículo a prestar homenagem ao rock é o Volkswagen T-Cross The Town, lançado no último dia 10. A série especial preta homenagem ao festival de música homônimo, mas traz poucas exclusividades além dos emblemas e da pintura bicolor. A vantagem está na oferta de equipamentos da versão Comfortline por um preço menor, de R$149.990. O motor é o 1.0 TSI de 128 cv de potência.

2- Volkswagen Gol e Fox Rock in Rio

Fox teve duas edições da série especial Rock in Rio

Outro festival de música que já serviu de inspiração para séries especial da Volkswagen foi o Rock in Rio. Essa tiragem surgiu em 2011, para os modelos Fox e Gol, sempre com motor 1.6. Em 2015, o fabricante voltou a disponibilizar essa opção, mas apenas para o Fox.

3- Volkswagen Gol Rolling Stones

Volkswagen Gol 1995 série especial Rolling Stones vermelho de traseira
Série Rolling Stones baseava-se na versão CLi e trazia antena integrada ao para-brisa, toca-fitas e um cassete da banda

Em 27 de janeiro de 1995, os Rolling Stones se apresentaram pela primeira vez no Brasil: naquele dia, a banda lotou o estádio do Pacaembu, em São Paulo. Nas datas seguintes, o grupo ainda deu mais dois shows na capital paulista e outros dois no Maracanã, no Rio de Janeiro. De carona no evento, a Volkswagen lançou uma série especial para o Gol, cujo emblema fazia referência ao álbum Vodoo Lounge.

4- Volkswagen Gol Vintage

Volkswagen Gol Vintage branco de frente
Quem comprou o Gol Vintage levou de brinde uma guitarra

Mais um Volkswagen no listão! Verdade seja dita, a série Vintage não faz alusão direta ao rock and roll, mas entrou na relação porque vinha junto com uma guitarra da marca Tagima. A tiragem dessa edição especial foi limitadíssima: apenas 30 unidades, produzidas em 2011. No ano anterior, o modelo havia sido mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo.

5- Fiat Siena, Fiorino e Strada MTV

Fiat Fiorino pickup Trekking MTV vermelha de frente
Série MTV tinha os jovens como público-alvo

Quem viveu os anos 90 sabe da importância que a MTV tinha para os jovens. Em uma época de internet discada, a solução era acompanhar a programação para ficar em dia com as novidades do rock. Por isso, a Fiat não hesitou em lançar séries especiais com a logo do canal. O primeiro foi o Fiorino Pick-Up Trekking, em 1997; depois, vieram o Siena Sport, em 1998, e a Strada LX, em 2000.

6- Chevrolet Onix Lollapalooza

Chevrolet Onix Lollapalooza branco de traseira
Onix Lollapalooza unia motor 1.0 a pacote mais generoso de equipamentos

A escolha do Lollapalooza para batizar uma série especial do Onix não foi obra do acaso: é que a Chevrolet patrocinava o festival quando lançou, em 2014, essa então novidade. A decoração externa era chamativa, graças aos adesivos afixados na coluna C. Havia também retrovisores na cor prata, antena esportiva e rodas de liga leve de 15 polegadas. No interior, o destaque era a central multimídia.

7- Renault Clio Get Up

Renault Clio 2009 série especial Get Up
Canção Get Up (I Feel Like Being a) Sex Machine, de James Brown, inspirou a Renault

Um hit de James Brown deu nome a uma série especial do Renault Clio, em 2009: essa canção, inclusive, serviu de trilha sonora para o comercial de lançamento. Tal configuração baseava-se na versão de entrada Campus 1.0, mas trazia, claro, CD-Player com leitor MP3 e comandos de áudio na coluna de direção, além de rodas de liga leve de 15 polegadas.