Após 12 anos de mercado, o moderninho New Beetle já não mantém o seu apelo, especialmente com a chegada de rivais retrô como o Mini Cooper e Fiat 500. Para enfrentar a concorrência e ganhar um novo apelo, o New Beetle vai ganhar uma nova geração para 2011, algo já anunciado pela Volkswagen no Salão de Detroit, quando a marca anunciou o fim da primeira geração. De acordo com a imprensa norte-americana, a estréia do novo modelo pode se dar no Salão de Los Angeles, em novembro próximo, com um lançamento previsto para o início de 2011.
A revista Auto Week indica que o novo New Beetle vai ganhar um estilo que remete em alguns pontos ao conceito Ragster de 2005, uma versão mais agressiva do carro com teto rebaixado e perfil mais esguio, em contraposição ao teto em arco do original. O carro pode continuar com o atual motor 2.5, que deve se juntar a um 1.4 com turbo e compressor volumétrico, como nos atuais Golf e Polo e um turbodiesel 2.0 TDI. Os câmbios, atualmente restritos a opções manual de cinco marchas e automática de seis também serão modernizados, com direito a uma caixa com dupla embreagem e sete velocidades.
De acordo com reportagem da Motor Trend, o novo Beetle vai se valer da plataforma da sexta geração do Golf. O carro vai dar origem ainda a outras versões, como um crossover, nos moldes do Mini Countryman, conversível e roadster. E terá o estilo projetado na Califórnia. De acordo com esse indício, o estilo realmente pode remeter ao Ragster. Seguindo o estilo californiano, o SUV do New New Beetle pode se inspirar nos antigos Baja, quem sabe?